Aula inaugural marca inicio do curso de Formação Técnica em Protensão

9 de agosto de 2017 - 14:46

A protensão é considerada uma das tecnologias mais sofisticadas dentro do segmento de estruturas de concreto

Com a aula inaugural do empresário Joaquim Caracas, foi iniciada nesta terça-feira (08/08), o curso de Formação de Técnicos em Protensão, na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira. O curso é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Secretaria de Educação com a empresa Impacto e a siderúrgica ArcelorMittal. É destinado a alunos do sistema de ensino público no estado do Ceará, almejando formar jovens profissionais capacitados que dominem as técnicas envolvidas nessa tecnologia e podendo, assim, preencher a lacuna existente no mercado. Depois da Jaime Alencar, várias outras escolas profissionalizantes do Estado deverão contar com essa matéria na sua grade curricular.

Durante sua fala, Joaquim Caracas, criador da tecnologia de protensão, informou aos alunos do terceiro ano inscritos para o curso, que essa é a primeira capacitação na esfera público-privada em todo o território nacional. Ele explicou que a protensão é considerada uma das tecnologias mais sofisticadas dentro do segmento de estruturas de concreto. “O nosso objetivo é disseminar os conhecimentos técnicos envolvidos na execução de sistemas estruturais protendidos, técnica que vem sendo cada vez mais aplicadas nas modernas estruturas de concreto. O Ceará é o maior centro de desenvolvimento de soluções estruturais e já é reconhecido como a referencia nacional no assunto. Tal domínio vem proporcionando, inclusive a expansão da tecnologia para toda a América Latina”, ressaltou, Caracas.

O secretário Adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, presente ao evento, ressaltou a importância da integração academia, ensino e o mundo empresarial. “Isso é novo. Estamos inaugurando uma nova etapa no ensino profissionalizante do Estado. Esperamos que outros empresários façam o mesmo”. E pediu para que os estudantes aproveitem a oportunidade.

alt

No final da aula inaugural, o diretor da Universidade Ari de Sá, André Lima, ofertou uma bolsa de estudo completa para o curso de Engenharia Civil, ao aluno que tirar o primeiro lugar no processo de seleção. Participaram também do evento a diretora da EEEP Jaime Alencar Oliveira, Christiane Pereira, o coordenador do curso de Engenharia do IFCE, Sérgio Santos, o coordenador do curso de Engenharia Civil da UFC, Macário Cartaxo, a coordenadora de Educação profissional do Ceará, Jussara de Luna, representando o secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar.

alt