Reitor da URCA, Patrício Melo, integra comissão internacional da UNESCO para avaliação de Geopark na China

3 de agosto de 2017 - 16:30

O Reitor é um dos quatro avaliadores credenciados pela entidade internacional, para realizar avaliação em territórios de Geopark

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patricio Pereira Melo, viaja nesta quinta-feira para a China, onde irá realizar avaliação do Geopark chinês, Yan Dang Shan. O Reitor integra uma comissão de avaliadores da UNESCO e é um dos quatro na América Latina com credenciais para exercer esse trabalho.

Atualmente Patrício Melo tem assento no Bureau Executivo da Rede Global de Geoparks, que é uma associação internacional, braço técnico de auxílio em pesquisa para a Unesco, e membro, por ser Reitor da URCA e estar à frente como gestor do Geopark Araripe, do Conselho de Geoparks Mundiais, da UNESCO. Isso resultado de uma eleição e ação direta geral do órgão internacional, com sede em Paris.

Nesse contexto, foi realizado o convite para a avaliação do Geopark na China, o Yan Dang Shan. Esta é a primeira vez que um representante de Geopark da América Latina – hoje são quatro, dois no México, um no Uruguai e outro no Brasil -, é convidado para ser avaliador num projeto de Geopark. “É uma missão designada pela UNESCO. Isso é importante, no momento em que se está qualificado para a avaliação de território, a partir de um bom trabalho feito no Geopark Araripe. Se torna, portanto, uma distinção”, explica Professor Patrício Melo.

O Reitor foi escolhido entre os que compõem as equipes de avaliadores no mundo, a partir do Geopark Araripe, o único das Américas, criado no Cariri e com sede em Crato, com nove geossítios, abrangendo seis municípios da região.

Na China, Patrício Melo permanecerá por três dias, juntamente com outro avaliador malasiano. O Reitor da URCA há quase dois anos passou a integrar o conselho internacional da Unesco.

 
Fonte:
Urca