Sustentabilidade: sistema acessível para tratamento de esgoto é apresentado na Expocrato

15 de julho de 2017 - 19:57

Projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec/Cariri)

Os visitantes da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) estão tendo a oportunidade de conhecer diversas tecnologias sustentáveis desenvolvidas pelo Centec. No stand da instituição, um dos trabalhos ensina a tratar o esgoto e transformá-lo em água para uso pelas comunidades rurais do Cariri.

O sistema realiza o tratamento de esgoto por meio de oxidação biológica da água. Para tanto, utiliza um recipiente em que é inserido o material orgânico junto com a microbiota – conjunto dos micro-organismos, principalmente bactérias e protozoários, responsáveis pela decomposição do esgoto.

O sistema sustentável também utiliza tampas de garrafas pet, que atraem o material orgânico para a parte de dentro da tampa. Um agitador e um filtro são responsáveis por homogeneizar o material e purificar a água que resulta do tratamento.

O projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec/Cariri). De acordo com o coordenador da pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da instituição, professor Vagner Sales dos Santos, o sistema é bastante acessível e pode ser utilizado em qualquer casa. “Em média, cada unidade sai a R$ 200. A água pode ser utilizada na irrigação, na criação de peixes e para lavar residências, por exemplo”.

O professor Vagner Sales dos Santos, que também coordena o estudo, explica que o projeto recebe apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Essa e outras tecnologias sustentáveis estão disponíveis para visitação no stand do Centec na Expocrato, que segue até o dia 16 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.