Finep e parceiros locais discutem formas de atuação conjunta no Ceará
5 de julho de 2017 - 17:54
Participaram do workshop o secretário adjunto da Secitece, representantes da própria Finep e ainda do Banco do Nordeste, Fiec, IFCE, Embrapa e do poder legislativo do Ceará
No último dia do “Encontro Finep para Inovação”, no período da tarde, os debates envolveram as oportunidade de articulação da instituição com parceiros locais, com vistas ao fortalecimento de ações conjuntas em prol do Nordeste brasileiro.
O secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, participou do workshop “Atuação em parceria”, destacando o sucesso do Tecnova-CE, programa promovido pela Secitece e pela Finep. Antes, no período da manhã, Carvalho já havia mencionado a importância da realização da segunda fase do programa – o Tecnova 2 – para uma continuidade do desenvolvimento regional e para complementaridade dos projetos apoiados. A iniciativa, finalizada em 2016, financiou 29 empresas cearenses de base tecnológica em setores estratégicos.
“Tivemos a preocupação de visitar todas as regiões divulgando o programa e por isso tivemos 30% dos projetos vindos do interior. Além disso, 40% das empresas participantes nunca haviam aderido a um edital, o que comprova o caráter inclusivo do Tecnova-CE”, frisou o secretário adjunto. Foram disponibilizados recursos de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, vindos do Governo do Ceará e da Finep.
Oportunidades de Inovação no CE
Participaram do workshop, além do secretário adjunto da Secitece, representantes da própria Finep e ainda do Banco do Nordeste, Fiec, IFCE, Embrapa e do poder legislativo do Ceará, que em grupo responderam a um questionário contendo perguntas do tipo “Que problemas na área de inovação podem ser resolvidos com o apoio da Finep?”; “Que barreiras existem hoje para a implantação dos programas?”; “Há necessidade de contrapartida financeira obrigatória dos estados?”.
Marcelo Camargo, gerente do Departamento de Programas Descentralizados da Finep, destacou que as respostas do questionário e as discussões irão ajudar a instituição a identificar oportunidades de atuação. “O resultado deste workshop servirá de base para um documento que irá nortear as ações no Nordeste”, disse.
O “Encontro Finep para Inovação” aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, no Seara Praia Hotel, em Fortaleza. Durante o evento houve o anúncio da instalação, na capital, do primeiro escritório da Finep fora das regiões Sul e Sudeste.