Trânsito mais eficiente com tecnologia 3D

22 de junho de 2017 - 12:58

O software desenvolvido por empresa do Tecnova-CE promete realizar “ultrassonografia” do trânsito em tempo real

No modelo de cidades em que vivemos, as Centrais de Monitoramento de Tráfego (CMT) são indispensáveis. O número de veículos cresce a cada dia e se faz necessário o constante acompanhamento do tráfego com o objetivo de produzir informações que possam gerar meios de gestão eficiente do trânsito.

Em geral esse monitoramento conta com sistemas de circuito interno de televisão (CFTV) e detectores de veículos instalados sob o pavimento. Considerando que esses métodos custam caro, não se relacionam entre si, são limitados quanto as suas ações e requerem muita participação humana, a empresa Atlanta Tecnologia elaborou um sistema que promete maior eficiência nas ações das CMT.

A criação se trata de uma Central Gráfica 3D (CG3D), a partir de sensores ultrassônicos, que produzirão imagens gráficas vetorizadas em tempo real, seguindo a proposta de uma “ultrassonografia abdominal”, porém voltada para o trânsito.

Para a materialização da proposta foram investidos R$ 539.396.00, oriundos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Finep, além de contrapartida da própria empresa. Tudo através do programa Tecnova-CE.

A inovação consiste num software desenvolvido para fazer o monitoramento e registro do tráfego do trecho de uma via, sem intervenção humana e dispensando o uso de um sistema CFTV.

A estimativa da Atlanta Tecnologia é de que seu produto contribua significativamente para ações que gerem benefícios à mobilidade urbana.

“A CG3D é uma ferramenta poderosa de coleta de dados e informações de qualidade necessárias para que a administração pública tome iniciativas que melhorem a fluidez do tráfego, diminuam acidentes e preservem vidas, resultando em economia de tempo e gastos causados por acidentes e por uma logística de movimentação (rodovias, portos, aeroportos) ineficaz”, comenta o coordenador do projeto, Felipe Yalle Azevedo.

Entre as demais contribuições estão a geração de dados estatísticos em tempo real, auxílio aos órgãos no gerenciamento de acidentes nas vias urbanas, além possibilitar aos órgãos públicos a elaboração de projetos de mobilidade urbana mais eficientes e menos custosos.

Tecnova-CE

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE) foi criado para apoiar a inovação de micro e pequenas empresas cearenses. Foram disponibilizados recurso de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e Governo do Estado.

Ao todo já foram financiadas 29 empresas de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.