Presidente da Capes fala sobre novos projetos na RR SBPC Cariri
4 de maio de 2017 - 18:25
Baeta destacou o sistema de formação de estudantes do ensino fundamental e médio, de responsabilidade da Capes
O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves, foi um dos conferencistas da Reunião Regional da SBPC Cariri, que acontece na cidade do Crato. Ele participou de uma mesa redonda que contou com a participação da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, do Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, do Vice-Reitor Francisco do Ó Lima Júnior, e do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Inácio Arruda.
O momento de conversa com o Presidente da Capes lotou o auditório do Salão de Atos, com troca e atualizações em relação aos projetos realizados por uma das entidades mais importantes de fomento à pesquisa científica do País. Ele destacou, inicialmente, que o sistema de avaliação implantado pela Capes, permitiu a inserção da ciência brasileira, no cenário internacional.
Durante sua fala, o responsável pela criação e implantação do portal de periódicos da Capes, ressaltou que, atualmente, a instituição atua em grandes frentes, como na pós-graduação, com custeio de cursos e bolsas; na avaliação da pós-graduação, iniciada há cerca de 40 anos; e acesso à informações científicas, por meio do portal de periódicos, que hoje atende 400 instituições, entre universidades, fundações e institutos de pesquisa. São mais de 34 mil títulos de periódicos do Brasil e do Mundo.
Além das frentes de atuação, Baeta destacou a importância do sistema de formação de estudantes do ensino fundamental e médio, que passou a ser de responsabilidade da Capes há cerca de 10 anos.
O Presidente Abílio Baeta abordou a disparidade existente em regiões do Brasil da pós- graduação e pesquisa, destacando o crescimento do Nordeste nos últimos anos, chegando a se aproximar do Sul do País. A deficiência maior, segundo ele, está no Norte do País. Abílio Baeta anunciou a ampliação de mobilidade dos pesquisadores e disse que está sendo criado um programa de internacionalização das universidades brasileiras. O edital será publicado ainda este ano, para receber projetos. Cerca de 40 projetos deverão ser financiados pela Capes.