Reunião Regional da SBPC no Cariri é oficialmente aberta

3 de maio de 2017 - 15:14

Solenidade de abertura contou  com a participação de centenas de pesquisadores e autoridades do Estado

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, abriu, na noite desta terça (2/5), a 69º Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (RR- SBPC). O evento contou com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda; da presidente da SBPC, Helena Nader; do presidente da Capes, Abílio Neves; e do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Cariri.

A abertura do evento foi abrilhantada pela orquestra sinfônica da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Durante a apresentação musical, houve uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, que faleceu no último mês de abril. O evento contou com as presenças dos prefeitos de Crato e Juazeiro do Norte, José Ailton Brasil e Arnon Bezerra, respectivamente.

RR reúne um público de mais de 7 mil pessoas até o próximo sábado (6), contando com mais de 3.700 inscritos, num recorde de participação. São autoridades do mundo científico que debatem sobre diversos temas; Essa é a primeira Reunião Regional realizada no interior do Ceará.

Durante sua fala, Camilo Santana destacou que irá trabalhar para trazer, para o Cariri, o evento nacional da SBPC. À comunidade acadêmica da Urca, o governador disse ainda que já está em vias de negociação a compra de um terreno do Sesi para doação à Universidade, o que garantirá melhorias em sua infraestrutura.

O secretário Inácio Arruda frisou a importância de se trazer um evento dessa magnitude para o interior do Ceará, principalmente numa região tão rica culturalmente como o Cariri, “que é cearense, pernambucana, piauiense, paraibana e de todo o Nordeste”. Inácio aproveitou para agradecer a sensibilidade do governador Camilo Santana, que permitiu e incentivou a realização da Reunião Regional da SBPC. 

“Temos um governo estadual com visão de futuro, que sabe que todas as regiões desenvolvidas do mundo que investiram em ciência e tecnologia cresceram gerando empregos e criando empresas de alta qualidade”. O secretário finalizou ressaltando que “a resposta que podemos dar aos nossos filhos é garantir que a inovação e a tecnologia permitam um futuro promissor para o Ceará e para o Brasil”.

Interiorização do saber

Esta é a primeira Reunião Regional realizada no interior do Ceará e tem como tema Central “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”. São mais de 160 trabalhos inscritos, para apresentação em pôsteres, 11 mesas-redondas, 34 mini-cursos e conferências.

A presidente da SBPC, Helena Nader, destacou sua alegria e entusiasmo em realizar na cidade do Crato mais uma RR, voltada para os interesses da região, com pesquisadores e comunidade, com um debate salutar sobre ciência, tecnologia e educação. 

Já o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, ressaltou o trabalho da SBPC e disse que o Brasil está vivendo um momento de resistência. Falou, ainda, da importância da instituição e da reunião que acontece no Cariri, dentro de um processo de fortalecimento da ciência no interior do Estado, principalmente nos últimos 15 anos.

Ciência como fator de desenvolvimento

O presidente da Capes, Abílio Neves, afirmou que a reunião mostra o claro compromisso da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do Brasil. Ele ressaltou a parceria da Capes com a SBPC nas últimas décadas. “A SBPC mostra os problemas que vêm sendo enfrentados e a ciência como fator de desenvolvimento. A mobilização que a instituição proporciona tem salvado e sido a luz no fim do túnel”, afirma.

No primeiro acordo de cooperação que assina esse ano, ele destaca a presença de metas e objetivos consistentes, entre a Capes e a Funcap. Durante cinco anos, serão investidos cerca de R$ 75 milhões, num esforço do potencial de pesquisa do Estado, e, ao mesmo tempo, numa nova era.

O reitor Patrício Pereira Melo destacou o esforço da SBPC de realizar o evento e o apoio do Governo do Estado para a concretização da RR. Segundo ele, houve algo insurgente no Cariri para a escolha da região, como um dos berços colonizados do Nordeste, “a terra dos bárbaros índios, Bárbara de Alencar, de Padre Cícero”, ressalta. Com a parceria de todas as instituições, foi elaborado uma programação com temas subjacentes à dinâmica local, com reconhecimento mundial ao território da Unesco, com o Geopark Araripe.

Sobre a RR

A Reunião Regional conta com 17 conferências que discutirão, entre outros temas, meio ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Entre as conferências, a RR trará discussões sobre “Por que o Cariri necessita e merece mais dados de satélites?”, Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas”, “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido”, “2017-2018: Biênio da matemática Brasil”, “A situação da CT&I no Brasil”.

O evento é uma promoção da SBPC, juntamente com a Secitece, Urca e Funcap, em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa da região.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Urca