Reunião Regional da SBPC no Cariri abre nesta terça, 2/5

2 de maio de 2017 - 15:13

Abertura será às 19 horas, no Centro de Convenções do Cariri

O Cariri abre as portas para o mundo da ciência. Com mais de 3 mil inscritos e perspectiva de participação de mais de 4 mil pessoas, será aberta oficialmente às 19 horas desta terça-feira, 2/5, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro de Convenções do Cariri (Av. Padre Cícero, 4400, Muriti, Crato). 

A solenidade contará com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda; a presidente da SBPC, Helena Nader; o presidente da Capes, Abílio Baeta Neves; o reitor da URCA, professor Patrício Melo e o presidente da Funcap, Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno. 

Cerca de 300 pessoas, grande parte monitores remunerados e não remunerados, dos diversos cursos da região estão atuando na organização deste, que é considerado o maior evento científico já realizado no interior do Estado. 

Para o reitor Patricio Melo, a URCA entra no rol das grandes universidades do Brasil, na realização de um evento de porte nacional, como esse. “Ingressamos como uma instituição madura, para o universo da pesquisa e da pós-graduação. O evento congrega, por coincidência, uma lógica do desenvolvimento sustentável dentro da universidade, sobre as potencialidades de pesquisa no quadro da região. Com isso, abre a possibilidade de um olhar para o futuro da própria universidade brasileira, na promoção do desenvolvimento científico, vislumbrando o território”. 

Com o tema “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento”, a reunião prossegue até o dia 6 no campus do Pimenta da URCA e irá contar com 17 conferências que discutirão, entre outros temas, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. Serão apresentados em sessões de pôsteres mais de 160 trabalhos inscritos. 

Já nas 11 mesas-redondas, os convidados debaterão temas como “A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino”, “A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica”, “Cultura, Memória e Contemporaneidade”, “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores” e “Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes”, entre outros.

A edição deste ano da RR contará com 34 minicursos sobre temas como “Geoprocessamento aplicado à gestão pública”, “Escrita científica em látex”, “Plantas medicinais do Cariri e centro sul do Ceará”, “Cachaça: Tradição e inovações”, “Reaproveitamento integral de alimentos regionais”, “Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental”, “Geopark Araripe: conhecendo o único Geoparque-Unesco do Brasil”, “Cidadania, direito e acessibilidade”, “Microbiologia aplicada à saúde”, entre outros. Apenas quem já estiver inscrito na Reunião Regional poderá fazer matrícula nos minicursos, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10,00.

O evento é uma promoção da SBPC, juntamente com a Secitece, URCA e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa da região. 

Geopark Araripe

O Dia da Família na Ciência desta edição da RR será diferente e oferecerá aos participantes – mediante inscrição – um passeio ao Geopark Araripe, onde todos poderão visitar os geossítios, aprendendo mais sobre ciência e educação in loco. Será um passeio monitorado para quem quiser conhecer o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul.

O Geopark Araripe é composto por nove geossítios e é reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) da Unesco. Distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte), eles cobrem uma área de quase 4 mil km2. A região preserva fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes em três dimensões, tartarugas e crocodilos, que ajudam a reconstituir uma história de mais de 120 milhões de anos.

Programação Cultural 

A cultura do Cariri em evidência no mundo científico. A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) incluirá apresentações, shows e espetáculos teatrais que carregam a pluralidade artística da região.

Serão grupos teatrais e de tradição popular que se apresentam ao longo da programação. A abertura oficial, na terça-feira, contará com a Orquestra da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que tem se destacado na região, com apresentações do cancioneiro popular ao universal. 

Nos dias 3 e 4 de maio, se apresentam Diego Gonçalves Monteiro (Dom Rasta) e Jéssika Bezerra Oliveira Leite (Banda Sol na Macambira). Entre as apresentações teatrais se destacam, Coletivo Dama Vermelha, com o espetáculo “Que Horas ela vem para o Chá?” e Luiz Severo Neto Filho, com a peça “Ser Famosa a Qualquer Custo”. O encerramento da programação, dia 5, será com grupos de reisado e a tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.