Ana Prestes lança livro sobre a história do Dia Internacional da Mulher para público infanto-juvenil
23 de abril de 2017 - 00:08
Programação do sábado foi encerrada com show da cantora cearense Jord Guedes
Inspirada nas filhas Helena e Gabriela, a cientista política Ana Prestes lançou o livro “Mirela e o Dia Internacional da Mulher” neste sábado, 22 de abril, durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
A apresentação contou com a participação das filhas da autora, Helena e Gabriela, que declamaram uma poesia sobre as lutas femininas, fazendo referência a trechos da obra. O evento, que integra a programação de atividades da Secitece durante a Bienal, contou com a presença do secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda.
Neta do casal comunista Luiz Carlos e Maria Prestes, Ana escreveu um livro voltado para o público infantil e adolescente. Mirela, a protagonista da história, é uma estudante que, por volta dos seus oito anos, é confrontada com a tarefa escolar de encontrar as origens do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“A ideia do livro surgiu quando minha filha precisou fazer um trabalho escolar sobre o 8 de março para a escola. A pesquisa histórica foi feita por mim e as fontes são citadas no livro”, explica a autora.
Contada em versos, a história traz também registros de uma pesquisa histórica sobre a origem da data que homenageia as mulheres em todo o mundo. Com desenhos da ilustradora Vanja Freitas e edição da Editora Lacre, a obra reflete de forma leve as motivações que deram origem à data.
“O fato a destacar é que a atribuição que se dá a origem da data ao incêndio da fábrica em Nova Iorque pode não ser tão verdadeira. Fatos como a greve de tecelãs russas em 8 de março de 1917 são omitidos da história”, finaliza Ana.
Show
A cantora Jord Guedes encerrou a programação da Secitece deste sábado, 22/4, com repertório que transita entre o samba e o maracatu, passando por ritmos como flamenco, fox, blues e pop.
Jord Guedes é natural do Crato e vive em Fortaleza desde os anos 90. Estudou música no Curso de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e fez parte do Coral do DCE na mesma universidade. É mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa sobre música cearense, o que resultou na montagem de um show sobre os 40 anos do Pessoal do Ceará.
Desde 2005, a cantora participa de importantes eventos, como o Festival Cariri da Canção (CE), Mostra SESC Cariri de Culturas (CE), Festival de Inverno da Meruoca (CE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), além de temporadas em teatros de Fortaleza.