Debates sobre empreendedorismo, letramento digital e saberes científicos movimentam Bienal do Livro
20 de abril de 2017 - 18:22
As atividades acontecem no espaço da Secitece denominado “Luz do Conhecimento”, localizado no Mezanino 2 do Centro de Eventos do Ceará
Empreendedorismo, letramento digital, saberes populares/científicos e os “mistérios” da Ciência foram alguns assuntos debatidos durante a programação da Secitece na Bienal Internacional do Livro nos dias 19 e 20 de abril. O evento segue até o dia 23, no Centro de Eventos do Ceará.
Tecnologia – Na quarta-feira (19), as professoras Karine Pinheiro, Heloísa Vidal e Cecília Leite ministraram a palestra “Letramento Digital e a Ciência Aberta”, momento em que foram explicadas as origens e a importância das duas áreas.
O Letramento Digital trata-se da apropriação, pelas pessoas, de ferramentas tecnológicas de comunicação. Já a Ciência Aberta faz referência à prática científica que disponibiliza as informações na rede digital.
No mesmo dia, houve uma roda de conversa sobre “O que é Mecatrônica”, conduzida pelo professor Alberth Vasconcelos, da Universidade do Trabalho Digital.
Universo e saberes – “A Natureza exótica do universo” foi o tema da palestra do astrofísico Daniel Brito, também professor da UFC, na quarta-feira (19). Na quinta (20), o debate sobre o tema “Modelos tridimensionais no ensino da Astronomia” tratou da ciência que analisa os corpos celestes e outros fenômenos originários fora da atmosfera da Terra e as várias formas de se realizar esses estudos. A discussão foi conduzida pelo físico e professor Heliomárzio Rodrigues.
A importância da inserção dos saberes populares no ensino de ciências e no pensamento científico foi discutida em mesa redonda que contou com representantes da Universidade Estadual de Goiás, UFC e Uece.
Empreendedorismo – Na quinta-feira (20), a palestra “Empreendedorismo e Inovação na Era do Conhecimento”, com a professora do Centec Suely Vasconcelos, ajudou os interessados em colocar em prática suas ideias de negócios.
Para ter sucesso ao empreender, Suely elenca algumas habilidades indispensáveis. “A pessoa precisa ter coragem, competência, um propósito e boa visão de negócios. É preciso também amar o que faz e identificar oportunidades de mercado nessa área para assim gerar respostas e soluções/resultados”. A professora continua: “O empreendedor precisa conhecer o cenários e estar por dentro dos avanços tecnológicos, já que a era digital faz com que o mercado se torne veloz em suas mudanças”.
Para finalizar as discussões sobre empreendedorismo, a palestra “Transformando ideias em negócios” deu dicas sobre como alguém com espírito empreendedor pode “fazer acontecer”. O debate foi conduzido por Bruna Sousa, administradora e colaboradora do Nutec.
As atividades da Secitece acontecem no espaço “Luz do Conhecimento”, localizado no Mezanino 2. Outras atrações estão espalhadas pelo Centro de Eventos do Ceará, a exemplo do Planetário Móvel e a Noite das Estrelas, ambas realizadas pela Secitece em parceria com o Planetário Rubens de Azevedo.