Bienal do Livro: palestras, lançamento de livros e observação estelar na programação da Secitece

19 de abril de 2017 - 19:48

Atividades seguem até domingo (23/4), no Centro de Eventos do Ceará

A programação da Secitece na Bienal Internacional do Livro nesta terça-feira (18/4) contou com várias atrações, desde lançamento de livros, palestras e até um momento para se observar as estrelas.

O espaço “Luz do Conhecimento” ficou lotado no período da tarde para o lançamento das obras “Ensino de Artes Visuais a Distância: Fundamentos dos Objetos de Aprendizagem de Artes Visuais” e “Manguezais do Ceará”, dos professores do IFCE José Maximiano Arruda Ximenes e Rafaela Camargo Maia, respectivamente.

Sustentabilidade e desenvolvimento

A necessidade de desenvolvimento com atenção à sustentabilidade deu a tona das duas palestras que ocorreram também no período da tarde, lideradas por colaboradores do Nutec. A conversa sobre “Gestão de Resíduos Sólidos: Problema ou Oportunidade?”, com o professor Ari Clecius Alves de Lima, engenheiro civil, abordou a reutilização de resíduos para outros fins, o que traz redução de impactos ambientais e mais conquistas para o desenvolvimento socioambiental, como geração de renda, biocompostos e biogás.

Para ele, as pessoas precisam refletir sobre o ato de comprar. “Temos que ser mais questionadores em relação ao consumo. Nos perguntar: ‘Por que preciso disso?’. Há também o fato de que muitas empresas utilizam excesso de embalagens e isso precisa ser levado em conta. A responsabilidade pelo ciclo do produto tem que ser compartilhada por todos”, disse o professor Ari Clecius.

Já a palestra “Energia Solar Fotovoltaica em Edifícios: um Guia para Arquitetos”, ministrada pelo engenheiro mecânico Isaac Sousa, abordou a legislação brasileira e as normas técnicas para utilização de tecnologias em fachadas, brises, coberturas, claraboias e paredes-cortinas. O pesquisador ainda mostrou algumas simulações de projetos e fabricantes de elementos arquitetônicos fotovoltaicos.

Programação em parceria com o Planetário

À noite, o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, ministrou a palestra “Estações do Ano e suas Influências”. De acordo com o pesquisador, cada uma das estações possui, além dos efeitos sobre temperatura, fauna e flora, grande influência sobre a saúde, a alimentação e outros aspectos fisiológicos das pessoas.

Ainda durante à noite, os visitantes da Bienal do Livro puderam observar as estrelas por meio de um telescópio instalado no estacionamento do Centro de Eventos. A atividade foi promovida pela Secitece em parceria com o Planetário Rubens de Azevedo e atraiu várias pessoas interessadas em conhecer as constelações.

As atividades fizeram parte da programação da Secitece durante a XII Bienal Internacional do Livro que segue até 23/4 com uma programação que contempla todos os públicos.

alt

alt
alt
alt
alt
alt
alt

alt

alt
alt
alt