Câmara escura nos primórdios da Fotografia: oficina segue até quarta (19) na Bienal do Livro

18 de abril de 2017 - 18:33

A atividade é ministrada pelo premiado fotógrafo cearense Chico Gomes
Para desvendar a Ciência que existe por trás da fotografia, a Secitece promove, até quarta-feira (19/4), a oficina “Câmara escura nos primórdios da Fotografia”, durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
A oficina é ministrada pelo premiado fotógrafo cearense Chico Gomes. Na atividade, os participantes conhecem o início da fotografia e entendem como se dá a lógica da captação de imagens. “Os alunos aprendem a montar uma câmara escura, utilizada por artistas durante a Idade Média e que deu origem à máquina fotográfica”, explica Chico Gomes.
A câmara escura é uma caixa que possui a sua parte interna preta, totalmente fechada, com exceção de um pequeno orifício feito em uma das paredes, por onde penetra a luz. Através de uma lente (lupa), a imagem que está a frente do buraco é projetada num papel vegetal colocado na parede paralela ao orifício. 
O fotógrafo destaca que, através do experimento, os participantes constatam alguns princípios da Ciência, como o da propagação retilínea da luz.
Os interessados em participar da última turma da oficina devem marcar presença às 10 horas desta quarta (19/4) no espaço da Secitece na Bienal do Livro, intitulado “Luz do Conhecimento” – Mezanino 2, no Centro de Eventos do Ceará.

alt
alt
alt
alt
alt