Educação deve preparar jovens para construir o conhecimento

14 de abril de 2017 - 21:28

Tema foi debatido em palestra de Alexandra Okada que abriu a programação da Secitece na Bienal Internacional do Livro

A professora Alexandra Okada (Open University – UK) abriu nesta sexta, 14 de abril, às 17 horas, a programação do Espaço Luz do Conhecimento, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) durante a XII Bienal Internacional do Livro.

Na abertura do evento, o secretário Inácio Arruda afirmou que “a produção científica brasileira e mundial é, sobretudo, uma produção literária e que pode ser apresentada ao público de forma didática, de fácil entendimento, já que a ciência está ao nosso redor”.

Pós doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK, Alexandra Okada, que também é pesquisadora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK) e coordenadora da Comunidade Internacional de Pesquisa CoLearn OU-UK, falou sobre o tema “Preparando a próxima geração para Pesquisa e Inovação Responsáveis”.

Para ela é necessário debater a educação contemporânea no mundo complexo em que vivemos. Inspirada na obra “Olhando para o Futuro: construindo currículo parra ativismo social”, do pesquisador neozelandês Derek Hodson, a professora afirmou que é preciso pensar o currículo de modo a preparar os estudantes não só para adquirir conhecimento, mas construí-lo de forma ativa, exercendo um papel na sociedade de forma responsável. 

“Precisamos muito articular o olhar do aqui agora com a visão de futuro para a sociedade. Esse é o papel da ciência e tecnologia hoje em dia. Vivemos com avanços muito rápidos, mas precisamos saber o que fazer com essa tecnologia, uma visão mais critica, cientifica e responsável”, defende.

É preciso alinhar os avanços científicos com a expectativas da sociedade. Okada ressalta que ao mesmo tempo que vemos avanços científicos e tecnológicos acelerados, os problemas sociais, ambientais e econômicos são imensos.

A educação deveria ser pensada desde a infância, mas as escolas devem ser formatadas para isso. “Como preparar os educadores para que sejam capazes de motivar os estudantes a usarem a tecnologia para aprender?”, questiona. 

Um dos exemplos é a plataforma Engage (http://www.engagingscience.eu/en/) que disponibiliza recursos educacionais gratuitos e abertos para professores incrementarem suas aulas de ciências (ciências da natureza, biologia, geologia, física, química, etc). Utilizando uma metodologia baseada na indagação guiada, a plataforma permite aos estudantes se expressar, outorgando a eles a responsabilidade de tomar suas próprias decisões. 

Professores, educadores, pesquisadores formaram a plateia do evento, que contou ainda com a presença da secretária executiva da Secitece, Nagyla Drumond; do curador da Bienal, Kelsen Bravos; do escritor Lira Neto e da secretária de Ciência e Tecnologia de Iguatu, Cida Albuquerque.

Confira as atrações do Espaço Luz do Conhecimento dia 15 de abril

No sábado, dia 15 de abril, a Secitece segue com uma programação diversificada para aguçar a curiosidade e desmistificar o conhecimento em Ciência nas crianças, jovens e adultos. 

As exposições “Fósseis”, “Paisagens Cósmicas”, “Drones”, “Impressora 3D” e “Robôs” continuam abertas à visitação das 9h às 22h, no Espaço Luz do Conhecimento, no 2º Mezanino do Centro de Eventos. Os visitantes poderão conferir ainda a exposição organizada pela Universidade do Trabalho Digital (UTD) mostrando os jogos digitais criados pelos alunos do curso.

A programação do dia será encerrada com a mesa redonda “Ética, Ciência e Tecnologia”, às 18h30, com a participação dos professores Rafael Silva (UFC), Isaac Neto (Uece) e Rosendo Amorim (Unifor).

A XII Bienal Internacional do Livro vai de 14 a 23 de abril de 2017 com uma programação que contempla todos os públicos. O acesso ao evento é totalmente gratuito. Confira as atrações da Secitece clicando aqui.