Secitece proporciona aprendizado em tecnologia para crianças do grande Pirambu
6 de abril de 2017 - 18:33
Um total de 43 estudantes concluiu os cursos de Robótica e Jogos Digitais ofertados por meio da ação ‘UTD Itinerante’
“Antes não tinha noção de que era possível construir um robô. Hoje já sei usar eletricidade, capacitor, resistor, bateria e outros elementos pra fazer meu próprio protótipo”, comemora a pequena Maria Clara Dourado, de 12 anos, concludente do curso de Iniciação à Robótica.
Ela e outras 42 crianças passaram cerca de três meses aprendendo sobre tecnologia por meio dos cursos Iniciação à Robótica e Programação em Jogos Digitais, realizados na sede do Pirambu Digital. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, através do programa UTD Itinerante, da Universidade do Trabalho Digital. Nesta quinta-feira (6/4) houve a solenidade de entrega de certificados de conclusão para os alunos que finalizaram os dois cursos.
Para o secretário Inácio Arruda, presente à solenidade, a entrega dos diplomas marca o que, talvez, seja o primeiro contato da garotada com o universo da tecnologia. “Agora vocês já sabem que a Ciência, ao contrário do que se prega, não é algo sofisticado e inalcançável. Ela pode ser aprendida por qualquer um de nós”.
Inácio continuou: “Antigamente, quando crianças, desmontávamos ‘radinhos’ à pilha, só para saber como funcionava por dentro. Sempre fomos movidos pela curiosidade. E é essa curiosidade que nos incentiva a achar soluções para nossa vida, nossa cidade, nosso estado e nosso País. Mas isso só acontece se tivermos conhecimento e agora vocês têm esse primeiro contato, antes mesmo de estarem na universidade”.
Valorização dos ‘heróis’ regionais
Durante a solenidade, houve a demonstração dos jogos digitais e protótipos desenvolvidos pelas crianças. Para as próximas turmas, será incentivada a criação de jogos de cunho regional e que contem a história de personagens cearenses, a exemplo da saga de Iracema ou de Dragão do Mar. “Vamos começar a narrar nossa própria história para não ficarmos só na valorização dos ‘super-heróis’ estrangeiros. Isso também é Ciência: social, política e tecnológica”.



