Novo método de coloração do quartzo beneficia indústria da construção

30 de março de 2017 - 14:40

Oriundos de jazidas no Sertão Central, os cristais de quartzo serão utilizados no paisagismo e em revestimentos

As maiores reservas mundiais de quartzo se encontram no Brasil. A exploração mecânica do quartzo, feita de forma rústica e em regime de garimpo, pode danificar ou quebrar o cristal e é justamente a qualidade do material que determina sua  utilização.

Os melhores são destinados para a indústria óptica, eletrônica e de instrumentação. Já os de menor valor são destinados à fabricação de abrasivos, cerâmicas e metalúrgica. Mas para sua utilização no paisagismo e revestimentos, podem ser aproveitadas inclusive lascas do mineral, já que os materiais podem ter vários formatos.

Pensando nisso, a empresa cearense GF Consultoria desenvolveu produtos através do quartzo colorido sem adição de corantes. A proposta é fazer uso da tecnologia de coloração por diferenças de gradiente, temperatura e pressão. 

“Geralmente as pedras são tingidas artificialmente com tinta óleo e com o tempo podem desbotar, poluir o solo e até mesmo o lençol freático. O quartzo colorido que a GF Consultoria inserirá ao mercado nacional é um material durável e sustentável, onde sua coloração será por modificação de estrutura cristalina”, explica o coordenador do projeto João César de Freitas.

A tecnologia escolhida pela empresa altera as moléculas dos cristais, garantindo a eles a cor desejada de uma forma que nem condições climáticas desfavoráveis ou problemas arquitetônicos interfiram na coloração.

A matéria-prima virá das pilhas de rejeitos de quartzo e aos subprodutos das futuras lavras que oriundas de Salinópolis, no Sertão Central do Estado, onde a exploração do mineral é bastante comum, possibilitando o aproveitamento total desses materiais, de modo a contribuir para manter o bem-estar ambiental e geração de emprego e renda na região.

Para a realização do projeto foram investidos R$ 635.418,00, oriundos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e da Finep, além de contrapartida da própria empresa, que foi beneficiada pelo programa Tecnova-CE.

Tecnova-CE

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE) foi criado para apoiar a inovação de micro e pequenas empresas cearenses. Foram disponibilizados recurso de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e Governo do Estado. 

Ao todo já foram financiadas 29 empresas de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.