Ceará inicia primeira turma de Mestrado do ITA no Estado

15 de fevereiro de 2016 - 20:05

A aula inaugural ocorreu na manhã do último sábado, 13/2, no Campus do Pici


O secretário Inácio Arruda participou da aula inaugural do novo mestrado do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), realizada no último sábado, dia 12, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Também esteve presente o secretário de Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, ex-aluno do ITA. É a primeira vez que o Estado do Ceará sedia um curso de mestrado profissional do ITA.

A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador do MP-Safety do ITA, professor Donizeti de Andrade. O curso é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o ITA e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Homenagem à Casimiro Montenegro – Fundador do ITA, o cearense Casimiro Montenegro foi homenageado durante a aula inaugural. Na ocasião, a sobrinha do marechal, Ana Lúcia Bastos Mota, representou a família do idealizador do Instituto durante a homenagem.

Sobre o mestrado – Dos 50 profissionais selecionados, 80% são do Ceará. Os participantes atuam ou pretendam atuar no setor de aviação, almejando sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energia Renováveis, em nível de Mestrado Profissional.

Com duração de três anos, o MP-Safety é dividido em três fases. A primeira, com oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, será de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017. A segunda, referente ao estágio profissional em São José dos Campos, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017. O programa de Mestrado inclui ainda desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação de Mestrado, que deve ser concluída até 31 de janeiro de 2019. O curso terá como local o Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.