Inácio participa de encontros no MDIC e Apex/Brasil para buscar apoio às startups cearenses e à exportação industrial

1 de fevereiro de 2016 - 18:37

Cumprindo agenda em Brasília/DF, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou na manhã desta segunda (1/2) de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o objetivo de debater projetos para apoio às startups cearenses e fomento às iniciativas de inovação no Estado.

O encontro ocorreu com secretário de Tecnologia do MDIC, José Menezes, que dirige o programa InovAtiva Brasil. A iniciativa federal oferece aceleração em larga escala para negócios inovadores. Atualmente, poucas empresas do Ceará participam do programa, que além de dar capacitação de modo gratuito, oferece ciclos de aceleração por meio de eventos regionais. Os encontros entre Secitece e MDIC objetivam reverter esta situação e criar uma ambiência favorável a uma maior participação de empresas cearenses no InovAtiva.

Apoio à exportação industrial

Ainda em Brasília, Inácio se reuniu com a diretora da Agência Brasileira de Apoio a Exportações e Investimentos (Apex/Brasil), Adriana Rodrigues. Na pauta, estratégias de inovação tecnológica e de exportação nas empresas cearenses. Participou do encontro Francisco Magalhães, presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secitece e que abriga o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), projeto da Apex/Brasil no Estado.

O Peiex é uma iniciativa gratuita, de âmbito nacional e premiado internacionalmente. Disponibilizado para empresas que se qualifiquem como indústrias situadas na região metropolitana de Fortaleza, o Peiex foi criado para solucionar problemas técnico-gerenciais, através de uma equipe de profissionais especialistas e com experiência de mercado. Está sob a coordenação do Nutec e tem ajudado empresas cearenses a serem mais competitivas.

 

Secretário Inácio Arruda na InovAtiva Brasil


Acompanhado do presidente do Nutec, Francisco Magalhães, secretário Inácio Arruda visita Apex/Brasil