Instituto brasileiro possui maior biblioteca digital da América Latina
18 de novembro de 2015 - 13:23
O Brasil é uma das 15 nações que mais produzem ciência no mundo. Exemplo disso é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que possui atualmente a maior biblioteca digital da América Latina com mais de 300 mil teses e dissertações.
Para o Ibict, um dos maiores desafios é preservar o grande volume de dados gerados e promover o compartilhamento de conteúdos entre a comunidade científica e a sociedade. “Enquanto instituto de pesquisa nós estamos cumprindo o nosso papel de integrar tudo isso para que a gente possa disponibilizar de forma organizada todo esse conhecimento que está sendo gerado”, explicou a diretora do instituto, Cecília Leite.
A expectativa é que todo esse material possa ser armazenado e sirva de consulta, contribuindo para uma nova ciência baseada em dados de pesquisa. “A ciência da informação é uma área que está se adaptando para a área de dados. O desafio agora é evoluir, sair da área de documentação e ir para a área de armazenamento e acesso à base de dados”, afirmou a coordenadora-geral de Ecossistemas do MCTI, Andrea Portela.
O instituto lidera há 15 anos um movimento pelo acesso aberto à informação. “Já tem uma década a visão do instituto quanto a necessidade de abrir os dados e as informações e, também, da necessidade de ter uma cultura de compartilhamento e armazenamento”, avaliou Portela.
Fonte: Agência Gestão CT&I