Conheça os vencedores da primeira etapa do concurso Ceará Faz Ciência

3 de novembro de 2015 - 18:42

Criatividade e conhecimento científico deram o tom da primeira etapa do concurso “Ceará Faz Ciência” – Fortaleza e Região Metropolitana. Estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio e técnico expuseram 20 trabalhos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, dos dias 27 a 29 de outubro, na Assembleia Legislativa do Ceará.

Nos três dias, os visitantes puderam conhecer ideias inovadoras e de baixo custo, como a dos estudantes Davi Bandeira e Nathyelle Martins, que desenvolveram um sensor para pessoas com deficiência visual. O equipamento avisa ao usuário, através de alertas vibratórios, a aproximação com algum obstáculo. Sob orientação do professor Dráulio Chaves Filho, os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz ganharam o primeiro lugar na categoria ensino médio/técnico.

Solenidade de premiação

Os vencedores do concurso foram anunciados em solenidade na última quinta-feira (29), na Assembleia Legislativa, com as presenças do secretário da Ciência, Tecnologia e  Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; do secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; do presidente do Instituto Centec, Francisco Viana; e da presidente do Instituto InfoBrasil de Inovação Digital, Marluce Aires, que promoveu a 41ª edição da InfoBrasil em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para Inácio Arruda, a qualidade dos trabalhos e suas aplicabilidades no cotidiano foram determinantes para o sucesso desta primeira etapa do concurso. “Os projetos aqui mostrados dão soluções para problemas recorrentes no Ceará e no Brasil”, enfatizou o secretário durante a premiação.

Alguns critérios, tais como criatividade e relevância social, são levados em conta na escolha dos ganhadores. A comissão julgadora foi formada pelo secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; professores Ricardo Felipe (Seduc), Sandra Monteiro (Secitece) e Rita Rolim (Instituto Centec), além do jornalista Rafael Ayala (Funcap).

Os estudantes que alcançaram o primeiro lugar receberam tablets e medalhas. Já o segundo e terceiro lugares ganharam kits científicos. Todos os professores que orientaram as equipes vencedoras obtiveram certificado de Honra ao Mérito. A Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Rachel de Queiroz, de Fortaleza, ganhou um computador, por ter sido a instituição mais participativa desta etapa do Ceará Faz Ciência.

Confira abaixo os nomes dos trabalhos premiados na Etapa Fortaleza e Região Metropolitana do concurso Ceará Faz Ciência:

VENCEDORES ENSINO FUNDAMENTAL II

1º Lugar

PROJETO: VASOS ECOLÓGICOS PARA MUDAS DE PLANTAS 
ESCOLA: EMEF JOSÉ DANTAS SOBRINHO 
ORIENTADOR: TÂNIA MARIA PEREIRA MENEZES 
ALUNOS: JOÃO VITOR VIDAL FERNANDES 
THIELLY ÂNGELO BARBOSA CASSIANO


2º Lugar

PROJETO: A MÃO ROBÓTICA E SUAS UTILIDADES
ESCOLA: EMEIF RACHEL DE QUEIROZ 
ORIENTADOR: JOSÉ ALCY DE PINHO MARTINS 
ALUNOS: FRANCISCO OLAVO MOREIRA PEIXOTO FILHO
MÁRCIA EMANUELA DA SILVA LIMA


3º Lugar

PROJETO: SABONETE ALECRIM
ESCOLA: EMEIF SENADOR CARLOS JEREISSATI 
ORIENTADOR: MARIA ELIETE DA SILVA ROCHA 
ALUNOS: RANIELLY MARTINS FARIAS 
RYAN LUCAS LUNA ALVES

 

VENCEDORES – ENSINO MÉDIO/TÉCNICO

1º Lugar

PROJETO: GUIA FÁCIL
ESCOLA: EEEP EDSON QUEIROZ 
ORIENTADOR: DRÁULIO CHAVES CUSTÓDIO FILHO
ALUNOS: NATHYELLE ALVES MARTINS
DAVI SANTOS BANDEIRA


2º Lugar

PROJETO: SISRETRA – SISTEMAS DE REUTILIZAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS E RESÍDUOS LÍQUIDOS
ESCOLA: EEM RONALDO CAMINHA BARBOSA 
ORIENTADOR: IGOR COSTA CAJATY
ALUNOS: GABRIELA COSTA MATOS 
DÁGILA PINHEIRO PAIVA


3º Lugar

PROJETO: CISTERNAS FEITAS ATRAVÉS DE FIBRA DE COCO
ESCOLA: EEEP PROFESSOR ANTÔNIO VALMIR DA SILVA 
ORIENTADOR: OZANIAS LOPES DA SILVA 
ALUNOS: MARIANA SILVA DE JESUS 
MARIA GISELY NASCIMENTO DA COSTA


ESCOLA MAIS PARTICIPATIVA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL RACHEL DE QUEIROZ