Comitê procura candidatos à direção do Laboratório Nacional de Astrofísica

9 de junho de 2015 - 13:12

O MCTI abriu processo para seleção de um novo diretor para o LNA. Os candidatos podem enviar a documentação até o dia 30

Os interessados em se candidatar ao cargo de diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) podem enviar a documentação até o dia 30. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu processo para a seleção, a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo ministro Aldo Rebelo.

Podem se candidatar quaisquer cidadãos, brasileiros ou naturalizados, que atendam aos requisitos listados no edital – entre eles, visibilidade na comunidade científica; experiência gerencial e administrativa envolvendo atividades de relacionamento com organizações de fomento, do governo e entidades da sociedade em geral; e experiência em cooperação nacional e internacional. O LNA tem sede em Itajubá (MG).

O comitê de busca é presidido pelo professor João Evangelista Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa. A seleção, que dará origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, é sempre realizada por comitê de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

Confira as orientações no edital.

Fonte: MCTI