Planetário de Sobral é inaugurado

28 de maio de 2015 - 19:49

A cúpula e todo o sistema de projeção digital do Planetário foram adquiridos pela Secitece, que investiu cerca de R$ 5 milhões no equipamento

O governador Camilo Santana e o prefeito de Sobral Veveu Arruda inauguraram na última sexta-feira, 29/5, o Planetário de Sobral, que comporá, juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral – Parque da Luz. O secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Francisco Carvalho esteve presente à solenidade que marcou as comemorações dos 96 anos da comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein, realizado no município em 1919.

A cúpula de projeção do Planetário foi fornecida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), que também adquiriu todo o sistema de projeção digital. O investimento da Secitece é de cerca de R$ 5 milhões. “O Planetário de Sobral será sobretudo um equipamento educacional, um avanço científico para a região e uma importante ferramenta para a difusão do saber”, destaca o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho.

Carvalho explica que no Brasil só existem nove planetários fixos digitais e o de Sobral é um destes equipamentos. A empresa fabricante da cúpula de projeção é a Omnis Lux, representante brasileira da marca Carl Zeiss, da Alemanha, líder mundial em planetários.

Para o prefeito Veveu Arruda (PT), o equipamento será capaz de projetar viagens ao espaço e facilitará o aprendizado de crianças e jovens, além de servir como atração turística.

Localizado na Praça do Patrocínio, o Planetário de Sobral é considerado um dos mais modernos do Hemisfério Sul, sendo o segundo planetário digital do Ceará. O equipamento exibirá espetáculos astronômicos, ciclos de debates e projeções digitais como em um cinema de visão 180°. O coordenador do Museu do Eclipse, Emerson Almeida, explica que no equipamento serão abordadas diversas disciplinas, como Ciência e História.