Portal Inovação lança canal de diálogo com usuários da plataforma

15 de maio de 2015 - 12:46

O CGEE e a ABDI promovem uma consulta pública para avaliar a percepção dos usuários do portal e receber sugestões de aprimoramento.

Com o intuito de promover melhorias, o Portal Inovação publicou uma pesquisa para avaliar a percepção dos usuários da plataforma e receber sugestões de aprimoramento. A Consulta Pública estará disponível até 15 de junho. Por meio de um breve questionário, os usuários avaliarão itens como usabilidade, navegação, conteúdo e linguagem da ferramenta.

O estudo é realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “O objetivo é atender aos anseios de um público exigente, que valoriza a segurança das informações, a credibilidade dos dados e que utiliza o portal como instrumento de apoio na tomada de decisão e no suporte à logística operacional da inovação”, afirma a assessora técnica do CGEE, Flávia Jesini. A plataforma virtual é uma ferramenta que busca integrar os principais atores do Sistema Nacional de Inovação.

De acordo com Jesini, a interação com o usuário é primordial para o aperfeiçoamento dos serviços. “Com base no resultado dessa consulta, será possível realizarmos um trabalho mais efetivo em prol de mudanças ou aprimoramentos dos serviços prestados pelo portal”, destaca.

Para a Marina Oliveira, responsável pelo portal na ABDI, a ferramenta está consolidada no ambiente de inovação brasileiro. “O portal nasceu junto com o marco regulatório da Inovação e devido à evolução desse sistema no País, na última década, precisa passar por uma atualização”, avaliou. Para acessar a consulta pública, clique aqui.

Por ser a mais antiga e consolidada na área da Inovação, a ferramenta eletrônica é tema de um dos cinco vídeos do Curso de Introdução à Gestão da Inovação, produzido pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Nagi), do Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O Projeto Nagi, como é conhecida a iniciativa, recebeu apoio do edital do projeto Pró-Inova, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O material apresenta ao internauta as principais funcionalidades do Portal Inovação bem como o modelo de governança dela.

Sobre o portal

Criado há dez anos, o Portal Inovação é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A gestão operacional da plataforma é feita pela ABDI e a base dados é fornecida pelo CGEE. Atualmente, o sistema possui 30 mil registros de empresas, agentes de inovação e de institutos de pesquisa, além de ser integrado à Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

A ferramenta é um espaço virtual onde empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais interagem para promover a inovação, mapeando competências, identificando redes de relacionamentos e promovendo o encontro entre ofertas e demandas tecnológicas. Desde o início do seu funcionamento, o portal já possibilitou mais de 75 mil tipos diferentes de interação entre esses atores.

Para mais informações, acesse www.portalinovacao.mct.gov.br.

 

Fonte: MCTI