Projeto Intercaju participa do livro “Segredos dos Chefs”, da Abrasel-CE

19 de maio de 2014 - 19:02

Com informações da Abrasel

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) lançou no último dia 12 de maio o livro “Segredos dos Chefs”. A publicação, inédita no Estado, reúne receitas exclusivas de 19 chefs de cozinha cearense. O projeto Intercaju, de desenvolvimento da cajucultura do Estado, participou do livro fornecendo receitas que utilizam o caju em sua totalidade e que colocam o fruto dentro do circuito da alta gastronomia regional. As receitas do projeto são resultado do primeiro Encontro Gastronômico Intercaju, que ocorreu em 2013 e que resultou na publicação “Intercaju Gourmet”, de distribuição gratuita (confira a versão digital).

No livro “Segredos dos Chefs” estão profissionais renomados e com vasta experiência no mercado, como o chef Luciano Ferreira, que também está no livro Intercaju Gourmet. Para o chef do hotel Oásis, “a iniciativa da Abrasel valoriza a categoria e incentiva os profissionais a buscarem cada vez mais um padrão de excelência para a nossa gastronomia.” Em sua primeira edição no Ceará, a publicação reúne ainda informações sobre outros eventos gastronômicos do Estado, tais como o Festival Internacional do Camarão (Acaraú), Festival da Cachaça (Aquiraz), Festival da Sardinha (Cascavel) e Tejubode (Tejuçuoca), além dos festivais da Lagosta (Icapuí), da Tilápia (Jaguaribara) e do Escargot (Taíba).

A Abrasel também realiza o Festival Brasil Sabor. Durante o evento, promovido em todas as capitais do país, o público pode saborear pratos exclusivos, que valorizam os ingredientes típicos de cada região. Em 2013, cerca de 990 restaurantes de 102 destinos participaram em todo o país. Os números registrados em Fortaleza comprovam o sucesso do festival na capital. Na última edição foram comercializados quase mil pratos promocionais nos 22 restaurantes participantes.

Para o presidente da Abrasel-Ce, Ivan Assunção, a parceria com os chefs e os grandes festivais cearenses representa a força da nossa gastronomia. Aliar o Brasil Sabor aos outros grandes eventos do setor fortalece o turismo e ajuda a movimentar a economia em todo o Estado”, avalia o gestor. Mais informações sobre a publicação e o Festival Brasil Sabor no site da Abrasel.

Sobre o projeto Intercaju
O objetivo do Intercaju é promover a cajucultura no Ceará. É um projeto do Governo do Estado/Secitece, Finep, CNPq e Sebrae, em parceria com o Nutec, Centec e Embrapa. A iniciativa atende aos produtores de caju dos territórios dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité, promovendo a inclusão social e produtiva das organizações coletivas.

Atualmente, o Intercaju está presente nos municípios de Amontada, Tururu, Trairi, Itarema, Itapipoca e Barreira. Os produtores destas cidades têm cajucultura como uma das principais atividades econômicas, sejam reunidos em micro e pequenas empresas ou através da agricultura familiar. Através do projeto, as comunidades já alcançaram a organização da produção e estão inovando nos processos e produtos, além de estarem modernizando a produção.

Já estão com os produtores minifábricas para o beneficiamento da castanha de caju e motosserras para a correta substituição da copa do cajueiro. Além disso, as comunidades participam de cursos para melhorar sua organização e para a inserção, dentro da cadeira produtiva, de tecnologias que garantam aumento na produtividade. Além do desenvolvimento da cajucultura, o projeto está transformando as condições de trabalho e melhorando a vida dos produtores cearenses.