Simpósio de Mirmecologia reunirá pesquisadores nacionais e internacionais

6 de novembro de 2013 - 11:45

Pesquisas indicam que as formigas surgiram em nosso planeta entre 80 e 140 milhões de anos atrás. No Brasil, são encontradas cerca de 3 mil espécies, enquanto no mundo inteiro são aproximadamente 13 mil. Tendo como meta incentivar e divulgar a pesquisa sobre a fauna tropical de formigas, em particular a neotropical, o XXI Simpósio de Mirmecologia reunirá especialistas do Brasil e do exterior do dia 1º ao dia 5 de dezembro, no centro de eventos do Hotel Praia Centro, a Fábrica de Negócios, em Fortaleza.

Também participarão profissionais e estudantes que utilizam as formigas como modelos de investigação em importantes áreas da biologia, tais como taxonomia, sistemática e biogeografia, comportamento animal e ecologia comportamental, interações plantas/animais, ecologia de populações e de comunidades, bioindicação, bioinvasão e biologia evolutiva. As inscrições on-line devem ser realizadas pelo site www.uece.br/eventos/myrmeco2013 até 25 de novembro, embora ainda sejam aceitas até o dia 02 de dezembro, na secretaria de apoio do evento.

Realizado a cada dois anos e parte integrante dos eventos nacionais da área da Mirmecologia realizados desde 1980, o simpósio recebeu apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por meio do Programa de Auxílio à Realização de Eventos Científicos.

O evento contará com oito conferências plenárias e 16 mesas-redondas, além de sessões de apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações orais ou de painéis. As conferências e mesas-redondas contemplarão todas as principais áreas da Mirmecologia, com ênfase na diversidade da mirmecofauna neotropical. Cerca de 60 palestrantes do Brasil e de outros países, todos especialistas de destaque das diversas temáticas que serão abordadas, participarão do encontro.

De acordo com o professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Yves Quinet, presidente da organização do evento, o Simpósio de Mirmecologia será realizado fora do eixo sul-sudeste pela primeira vez em mais de 30 anos de existência. “Tal fato constitui não somente um reconhecimento das capacidades de pesquisas em ecologia instaladas no Nordeste, e no Ceará em particular, como também da importância de investir na pesquisa dos ambientes semiáridos, como a Caatinga”, afirma.

Segundo Yves Quinet, a realização do evento no Ceará traz também o potencial de estimular a pesquisa em ecologia do bioma da Caatinga a nível nacional, além de chamar a atenção da comunidade científica internacional em relação a esse bioma.

Para mais informações, consulte o site do evento: www.uece.br/eventos/myrmeco2013

Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap