Secitece participa de mais uma edição da Fenaíva, em Sobral

26 de julho de 2013 - 18:32

Na feira, a Secitece é representada pelo projeto Intercaju – de desenvolvimento da cajucultura no Ceará

Sobral, na região Norte do Estado, está sendo palco de mais uma edição da Fenaíva 2013 – Feira de Negócios do Vale do Acaraú. O evento foi iniciado nesta quinta-feira (26), e segue até sábado, no Centro de Convenções da cidade, expondo para um público composto por empresários interessados em ampliar, melhorar ou diversificar seus negócios e potenciais empreendedores em busca de oportunidades.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) está participando na Fenaíva através do projeto Intercaju – de desenvolvimento da cajucultura no Ceará. No stand montado na feira, os visitantes podem degustar cajuína, doces e outros produtos derivados do caju, feito por produtores das comunidades atendidas pelo projeto. No entanto, o que tem chamado a atenção de quem passa pelo stand é a amêndoa de caju frita na hora, em um carrinho chamado de “kit cozedor”, mais um incremento tecnológico trazido pelo Intercaju.

Estão na feira produtores e o articulador do projeto Antônio Maurício Souza, que levaram 50kg de amêndoas de castanha de caju para demonstração aos visitantes. A participação dos produtores em eventos como a Fenaiva é uma das missões do projeto, desenvolvido em parceria com o CNPq e a Finep: promover e induzir a abertura de novos mercados para a cajucultura familiar.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, o público da Fenaína se enquadra no perfil atendido pela Secretaria – isto faz com que participação no evento seja importante. “Uma das metas do Intercaju é justamente promover e induzir a abertura de novos mercados, através da cajucultura. Além disso a Secitece vem dando apoio tecnológico aos empresários cearenses”, destaca.

Atualmente, são atendidos pelo Intercaju os municípios de Amontada, Tururu, Traiti, Itarema, Itapipoca e Barreira. “As comunidades já receberam minifábricas com vistas ao beneficiamento de castanha de caju, motosserras para a correta substituição da copa do cajueiro, além de cursos para melhorar a organização dos produtores e a inserção, dentro da cadeira produtiva, de tecnologias que garantam aumento na produtividade. As ações trazem também melhoria das condições de trabalho”, explica o agrônomo José Ismar Parente, consultor da Secitece e responsável pela elaboração do projeto.

Com 27 anos de tradição, a Fenaiva é uma das maiores feiras multissetoriais do interior do Nordeste. Seu objetivo é criar um ambiente de oportunidades, proporcionando a promoção e divulgação de marcas, produtos e serviços das empresas dentro de um formato profissional de exposição, buscando a geração de negócios e contribuindo para o crescimento inovador e sustentável dos empreendimentos da Região Norte do Ceará.

A Fenaíva é uma realização do Sebrae e Prefeitura de Sobral.

Serviço:
Fenaíva 2013 – Feira de Negócios do Vale do Acaraú
Data: 26 a 28 de julho de 2013
Local: Centro de Convenções de Sobral (Rua Visconde de Sabóia, 300 – Junco)