UVA realiza palestras sobre o Dia da Planta Medicinal

22 de maio de 2012 - 19:05

O Dia da Planta Medicinal, 21 de maio, foi marcado por palestras e exposição de trabalhos na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A realização foi do Núcleo de Estudos de Plantas Medicinais (NEPLAM), do curso de Biologia, com apoio do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAB).  As atividades foram desenvolvidas no Auditório Central, no campus Betânia.

Na programação, às 9h, houve palestra da professora doutora Kátia Maria da Silva Parente, diretora do Centro, com o tema “Dia da Planta Medicinal: Importância e Implicações”, com destaque para o trabalho do farmacólogo Francisco José de Abreu Matos, pesquisador cearense de maior expressão do ramo da fitoterapia e autor do Projeto Farmácia Viva.

Outras duas palestras foram ministradas no evento: às 10h, “Plantas Medicinais e Saúde Pública”, com o biólogo e especialista em saúde pública Hider Machado de Melo; e às 14h, “Potencialidade das Plantas Medicinais: Uso Zootécnico das plantas medicinais”, com Marcel Teixeira, pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Solenidade

A solenidade de abertura, às 8h de segunda-feira 21, foi feita pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Márcia Morais. Também participaram da composição da mesa o pró-reitor de Extensão, professor José Falcão Sobrinho; a diretora do CCAB, professora Kátia Maria da Silva Parente e a diretora adjunta, professora Eliane Minervina; o coordenador do curso de Biologia, professor Elnatan Bezerra; e o presidente do NEPLAM, Elomir Brito Mourão.

Lei Estadual

Dia da Planta Medicinal, 21 de maio, instituído através da Lei Estadual 59/06, marca a data de aniversário do professor Francisco José de Abreu Matos, pesquisador e farmacólogo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que desenvolveu estudos e incentivou a utilização dos fitoterápicos na saúde pública visando assistir às comunidades carentes.

O Doutor das Plantas, como era conhecido na mídia nacional e internacional, morreu aos 84 anos, no dia 22 de dezembro de 2008. Ele deixou um extenso trabalho na área da pesquisa em plantas medicinais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA