Governador Cid Gomes inaugura Centro de Ciências da Saúde da UVA

14 de maio de 2012 - 19:15

 

O governador Cid Gomes inaugurou em Sobral, na manhã de sábado, 12 de maio, o Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus Derby. As novas instalações atendem a 1.500 estudantes dos cursos de Enfermagem, de Educação Física e de Pós-Graduação. Foram investidos em obras e aparelhamento R$ 5.407.887,38.

O CCS possui 23 salas de aula, 16 gabinetes para professores, biblioteca com e-teca, auditório com 200 lugares, área administrativa e de convivência, sete laboratórios de ensino e pesquisa, sala para os Centros Acadêmicos, Comitê de Ética e Pesquisa, banheiros, amplo estacionamento, acessos para cadeirantes, centrais de ar-condicionado em todos os ambientes, 59 computadores e mobiliário moderno.

O governador Cid Gomes falou sobre a história da UVA, destacando a importância de suas lideranças: monsenhor Francisco Sadoc, professor Teodoro Soares e o atual Reitor, professor Antonio Colaço Martins. Depois, enfatizou o trabalho que vem sendo feito para elevar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; e, ao mesmo tempo, da infraestrutura da Universidade.

“O CCS fica no campus Derby, que era o campus da UVA que mais precisava de melhorias. Porém, já estou aqui na presença do Reitor pedindo que ele faça um grande projeto para os outros campi que ainda precisam de investimentos”, anunciou o Governador, que fez questão de solicitar um grande projeto para o campus Junco, onde funciona o Centro de Ciências Humanas (CCH) com os cursos de História, Geografia e Ciências Sociais.

O reitor Antonio Colaço Martins enfatizou, em seu discurso, a dupla relevância do momento: “De um lado, a inauguração de obras físicas e, de outro lado, a formação de pessoas, por parte do Governo do Estado”. Destacou, ainda, que “a construção e o aparelhamento do Centro de Ciências da Saúde da UVA constituem um dos marcos fundantes da qualidade do ensino-aprendizagem, na área de saúde de Sobral e da região Norte do Estado”.

O professor Antonio Colaço Martins ressaltou que os investimentos no campus Derby, no CCS, e nos outros campi, totalizando mais de R$ 15 milhões, “obrigam, moralmente, professores e alunos a aproveitar ao máximo a qualidade dos meios, disponibilizados para a efetividade dos fins: melhor ensino, melhor aprendizagem, melhor atuação profissional, melhor inclusão social, mais cidadania”.

O secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, professor Almir Bittencourt, disse que o empreendimento vem consolidar cada vez mais Sobral como centro universitário de relevância no Nordeste e no Brasil. Ele agradeceu “esta força e determinação do governador Cid Gomes de levar educação para o interior do Estado, educação superior de qualidade; e dar condições para que efetivamente o Ceará tenha na educação o centro de seu processo de desenvolvimento econômico-social e inclusivo”.

O prefeito Clodoveu Arruda enfatizou, por sua vez, que o novo Centro de Ciências da Saúde, o Hospital Regional Norte, uma policlínica e UPA 24 horas que estão sendo construídos na cidade, formam um complexo de saúde de qualidade em Sobral para atendimento a outros municípios da região. O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, também falou sobre a importância do complexo voltado para a formação de profissionais da saúde.

Solenidade

A inauguração constou de visita aos laboratórios e de solenidade no auditório do Centro de Ciências da Saúde. A mesa foi composta pelo governador do Ceará, Cid Gomes; o reitor da UVA, Antonio Colaço Martins; o ministro dos Portos, Leônidas Cristino; o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; o secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Almir Bittencourt; o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos; o secretário da Saúde do Município, Carlos Hilton Soares; o presidente da Câmara dos Vereadores, João Alberto Adeodato Júnior; o vigário geral da Diocese, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes; e o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Gerardo Cristino Filho.

Na solenidade estiveram presentes outras autoridades como o superintendente do DAE, Quintino Vieira Neto; a diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará, Lena Neiva; o superintendente do DETRAN, João Pupo Aguiar; a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UVA, Maristela Inês Osawa Chagas; professores, servidores e estudantes da UVA; prefeitos e vereadores da região.

Campus Betânia

Logo após a inauguração do CCS, foram descerradas placas no campus Betânia, pelo secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Almir Bittencourt e o reitor Antônio Colaço Martins, referentes à construção da sede da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), iluminação das fachadas dos prédios históricos da UVA, pavimentação e iluminação do pátio com instalação subterrânea e reforma do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA