Extensão da Uece leva Espaço Nordeste ao seu Campus Experimental em Pacoti

5 de janeiro de 2012 - 00:00

O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti, região serrana do Maciço de Baturité, a 130km de Fortaleza, inaugura às 10h, do próximo sábado (07/01), o Espaço Nordeste Cidadania. Trata-se de uma forma integrada de trabalhar e fazer desenvolvimento, que tem como objetivo realizar atividades sociais, culturais e de negócios para implementar um trabalho socio-educativo, que possibilite a seus participantes alternativas de inclusão digital e social, cultural, bancária (com o CrediAmigo e Agrocredito), além de formação humana e cidadã. Presidida pelo Reitor Assis Araripe, a solenidade contará também com a presença do presidente da Fundação Deusmar Queirós, dirigentes do BNB e do INEC, autoridades da região do Maciço de Baturité, professores, estudantes, entre outros convidados.

A implantação do Espaço Nordeste no Campus Experimental da UECE, em Pacoti, foi viabilizada graças à convênio entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Instituto Nordeste Cidadania (INEC), com apoio da Fundação Educacional Deusmar Queirós. O Espaço irá permitir o compartilhamento de atividades entre as instituições, com ênfase em educadores e educandos, microempreendedores urbanos e rurais, líderes comunitários e artistas da Região.

O Campus Experimental de Educação e Ecologia da UECE, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), reestruturado em fevereiro de 2010, situado em Pacoti, consiste em uma importante iniciativa da Uece, voltada para o desenvolvimento das comunidades dos 13 municípios que formam a região do Maciço de Baturité.

Em menos de um ano, o Campus Experimental já empreendeu mais de 12 projetos voltados para as comunidades da região, além de oportunizar aos estudantes e professores da UECE um espaço para seus trabalhos de pesquisa e extensão, realização de cursos, encontros, seminários, estágios, projetos de permacultura e desenvolvimento comunitário, dentre outras atividades.

Dentre os projetos para o Campus destaca-se: o Projeto Condomínio Digital, voltado para a formação profissional de 101 jovens do Maciço de Baturité, em Tecnologia da Informação (TI), desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança e a Secretaria de Educação do Estado; a implantação de uma Cozinha Experimental com cursos de processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço, em parceria com a COELCE; a Biblioteca Osmundo Pontes, em parceria com a Sociedade Amigas do Livro; o estágio de estudantes de medicina e enfermagem da UECE com atuação no Programa Saúde na Família e no Hospital Municipal, em parceria com a Prefeitura local; um laboratório de Informática, que contou com o apoio da própria FUNECE e Marquise e, mais recentemente; a inauguração de um Orquidário, em parceria com a Associação Cearense dos Orquidófilos e a estruturação de uma Farmácia Viva; e o Projeto de Melhoramento Genético de Aves Caipiras, com apoio do BNB.

Além dessas atividades, o Campus sedia atualmente o acervo do arquivo histórico do Maciço, em parceria com a Sociedade de Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra do Baturité – SEMPRE.

“A FUNECE/UECE com esse significativo trabalho tem buscado compartilhar atividades científicas e experiências inovadoras no âmbito da eco-formação, de descobertas e troca de saberes, da pesquisa didático-científica e do desenvolvimento humano do Maciço de Baturité. Nessa perspectiva tem procurado captar e consolidar parcerias que potencializem o esforço acadêmico de interlocução com a sociedade da região e do Estado”, afirma a Profa. Lúcia Helena Grangeiro, Pró-Reitora de Extensão.

Com informações da ASSECOM UECE