Secitece comunica com pesar falecimento do prof. Expedito Parente

13 de setembro de 2011 - 19:45

O engenheiro químico prestou enormes contribuições ao desenvolvimento do Ceará e do País

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece comunica com pesar à comunidade científica o falecimento do prof. Expedito José de Sá Parente, que prestou enormes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso Estado. O professor estava internado e morreu no início da manhã desta terça-feira (13) por complicações de uma cirurgia de diverticulite (inflamação no intestino grosso). Expedito era reconhecido no mundo inteiro como o pai do biodiesel.

O engenheiro químico era coloborador no NUTEC, instituição vinculada à Secitece. Era também professor emérito da Universidade Federal do Ceará. Foi ele quem concebeu e desenvolveu o biodiesel e o bioquerosene, tendo registrado a primeira Patente Mundial do Biodiesel em 1980. Por isto recebeu inúmeras homenagens em forma de comendas, troféus e diplomas de honra ao mérito no Brasil e no exterior.

Em 2006, recebeu do ex-presidente Lula homenagem pelo pioneirismo no desenvolvimento da pesquisa sobre biodiesel no País, no Primeiro Encontro Nacional do Biocombustivel, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

O secretario da Secitece René Barreira foi ao velório que está acontecendo na Funerária Ethernus (R. Padre Valdevino, 1688) para prestar as homenagens em nome do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia.

A cremação será amanhã (14) às 16h no Jardim Metropolitano.