Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2011 tem seis cearenses indicados
25 de agosto de 2011 - 14:31
A votação será até o dia 20 de novembro pela internet. Vamos ajudar o Ceará a conquistar esse reconhecimento.
Seis cearenses estão entre os indicados ao “Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2011”. Uma iniciativa do COEP – Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida, o prêmio valoriza as pessoas que praticam no dia a dia a promoção da cidadania.
Os escolhidos do Ceará foram indicados pelos representantes técnicos dos COEP Estadual e Municipal. A Secitece participa do COEP Estadual, tendo como representantes o secretário adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, e a técnica Meire Celi.
São indicados ao prêmio pessoas de comunidades que ajudam na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários, participam ativamente e com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade.
O Prêmio existe desde 2008 e até hoje o Ceará não conquistou a premiação merecida. Para ajudar o nosso Estado a receber o título é bem simples. Basta votar via internet pelo site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho e escolher um dos seis cearenses indicados ao “Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2011”. A votação vai até 20 de novembro.
O nome do prêmio é uma homenagem a um dos idealizadores do COEP, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Desde 1993, o COEP reúne instituições para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.
Conheça mais o COEP Brasil em www.coepbrasil.org.br
Conheça mais sobre Prêmio Betinho e os indicados em www.coepbrasil.org.br/premiobetinho/
Mais informações sobre o COEP Ceará com Meire Cely, pelo telefone (85) 3101-6457.
Conheça o perfil dos nossos candidatos
Concorrendo por Fortaleza:
Gesoaldo Fonseca dos Santos
Fundou o Instituto Missionário da Divina Providência (IMDP), onde funciona o Centro Educacional Santo Antonio. O centro atende a 430 crianças, oferecendo-lhes educação formal e alimentação e reergueu, com ajuda da população local, o Hospital Santa Maria, no município de Várzea Alegre (CE). Além disso, Gesoaldo dirige um centro educacional no município cearense de Barbalha.
Luzier Torquato da Costa
Realiza ações voltadas a crianças, idosos e dependentes químicos nos bairros Autran Nunes e Bela Vista, em Fortaleza (CE). É presidente da Associação Comunitária Raio de Sol, da Federação das Entidades Comunitárias do Estado do Ceará (Fecece) e diretora da Confederação Nacional das Associações Comunitárias do Brasil (Conam). Luzier também ajudou a criar e presidiu, em 1999, o Conselho Estadual de Creches Comunitárias. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social convidou Luzier para gerenciar a Creche Paraíso, na Bela Vista, com 89 crianças atendidas.
Ottorino Bonvini
Mais conhecido como padre Rino, nasceu, em Milão, Itália, de onde saiu para se dedicar ao serviço voluntário. Trabalhou em situações de guerra e epidemias, e nos Estados Unidos, apoiando sobreviventes de tortura e com migrantes mexicanos. Mudou-se para o Ceará na década de 1990 e, em Fortaleza, atua no bairro Bom Jardim, como voluntario e missionário. Fundou o Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim. Criou o Projeto Sim à Vida, voltado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. No Centro de Aprendizagem, desenvolve cursos profissionalizantes, e no Centro de Cultura Casa Ame acolhe pessoas com sensibilidade para artes, música e teatro. Em 2007, iniciou voluntariado na aldeia indígena Pitaguary, em Maracanaú-CE.
Concorrendo por Limoeiro do Norte:
Carlos Alberto Damiano
Realiza, desde 2008, várias ações de inclusão social em regiões de baixa renda do município cearense de Limoeiro do Norte: Triângulo de Limoeiro, bairro Antonio Holanda, Bom Nome, Boa Fé, Centro (na zona urbana); Quixaba, Milagres, Córrego de Areia, Socorro, Várzea do Cobra e Canafistula (na zona rural). Atualmente, atua, principalmente, na área da defesa dos direitos das pessoas com deficiência, sendo vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Limoeiro do Norte e coordenador administrativo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Limoeiro, da qual é co-fundador.
Márcio Gledson Lima Amorim
Atua na comunidade da Ilha de Santa Terezinha, localizada às margens dos rios Jaguaribe e Banabuiú. A região, habitada por cerca de 400 famílias, fica próxima ao centro comercial da cidade, tendo sido ocupada de forma desordenada por pessoas de baixa renda, que enfrentam grandes problemas, dentre eles diferentes tipos de delitos. Há mais de três anos, Márcio, em parceria com a Associação Projeto Paz e União, promove um trabalho educativo com crianças, adolescentes e jovens, realizando campeonatos de futsal e eventos comunitários, ajudando-os na produção do informativo mensal “Jovens Cidadãos”, acompanhando o rendimento escolar de todos os envolvidos no projeto e coordenando um círculo de convivência.
Vera Lucia de Freitas Martins
Atua na comunidade da Boa Fé, onde nasceu, na periferia de Limoeiro do Norte (CE). Há mais de 23 anos, é agente de saúde, mas, antes disso, já participava de reuniões e movimentos comunitários tendo em vista a melhoria das condições de vida da comunidade. Além disso, como agente comunitário social, Vera desenvolve atividades voltadas a famílias que passam por problemas como separação e brigas. Atualmente, realiza ações voltadas ao atendimento de hipertensos e diabéticos da comunidade. Incentiva a vacinação e o aleitamento materno; acompanha e orienta gestantes, jovens envolvidos com drogas e jovens com DST e Aids; e realiza mobilizações por meio da Associação Comunitária da Boa Fé, a qual preside.