Ações e Projetos CT&I

5 de agosto de 2011 - 18:56

Apoio a Incubadoras de Empresas

Estímulo a transferência de tecnologias para o desenvolvimento regional integrado de modo a atender as necessidades locais, principalmente no interior do Estado.

 

Apoio à Rede de Extensão Tecnológica – SIBRATEC Ceará

Apoio a assistência técnica especializada nos processos de inovação das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), com apoio da Finep, Banco do Nordeste e Sebrae, coordenada pelo Nutec.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Populariza a Ciência e Tecnologia através da promoção de diversas atividades em todos os municípios do Estado. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do CNPq, e coordenada, no Ceará, pela Secitece.

 

Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica e à Cultura da Propriedade Intelectual

Fortalece os NITs recém implementados ou em fase de implantação, e induzir o surgimento de novos NITs no Ceará, visando disseminar a cultura da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia e inovação, potencializando a cooperação entre ICTs e o setor empresarial.

 

Atendimento Tecnológico no Estado do Ceará

Garante o acesso das MPE e dos empreendedores aos conhecimentos tecnológicos, para a solução de gargalos e para a geração de inovações.

 

Fecop

Incentiva a capacitação de recursos humanos para melhoria do ensino fundamental e médio, a partir dos recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

 

Agentes Locais de Inovação – ALI CEARÁ

Auxilia o crescimento das empresas cearenses através de inovações de produtos e processos, incentivando a pesquisa e transferência de tecnologia, por meio da contratação de agentes locais de inovação.

 

Projeto Intercaju

Desenvolve a cadeia produtiva da cajucultura no Ceará, com inclusão social, competitividade na agricultura familiar e sustentabilidade na cadeia do caju no território dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité.

 

Projeto Biofar

Promove a pesquisa e desenvolvimento de biofármacos a partir da biodiversidade do semiárido, através da compra de equipamentos, melhoria das instalações físicas da universidades estaduais e a criação de uma Rede de Pesquisa.