Workshop debate Pesquisa e Pós-Graduação na UVA
29 de abril de 2011 - 17:18
Evento contou com a participação do secretário adjunto da Secitece
Durante os dias 26 e 27 de abril de 2011, a Pesquisa e a Pós-Graduação na UVA foram debatidas no III Workshop do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O evento teve início na noite de terça-feira, 26, com uma mesa-redonda, no campus da Betânia, sobre as perspectivas da Pesquisa e da Pós-graduação no Ceará. Os debatedores convidados foram o secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Almir Bittencourt, e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno.
A apresentação da versão preliminar do Plano de Ação em Ciência,Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Ceará 2011– 2020, que foi submetido à apreciação do Conselho Estadual deCiência e Tecnologia, foi feita por Almir Bittencourt. Segundo o secretário adjunto, o Plano é um conjunto de ações que contemplam asopções estratégicas oriundas da sociedade, e que deverão orientar aformulação de programas, projetos e ações, quando da elaboração doPlanejamento Plurianual Participativo (PPA), do Governo Estadual, naárea de Ciência e Tecnologia. O Plano de Ação “tem por objetivoestabelecer um novo marco na atuação dos órgãos em segmento deimportância determinante para o futuro do Ceará desenvolvido”, explicouo secretário.
Bittencourt apresentou avanços no Estado, como a criação do ConselhoEstadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o estabelecimento da Lei deInovação do Estado do Ceará e a regulamentação do Fundo de InovaçãoTecnológica do Ceará (FIT).
Tarcísio Pequeno falou sobre as ações da Funcap, apresentou dados referentes à evolução da produção científica e da pós-graduação no Estado. “Hoje vejo claramente que o passo que temos que dar para o Estado do Ceará ocupar uma posição mais importante na Ciência e Tecnologia é aumentarmos o número de pesquisadores doutores. Temos que buscar políticas para acelerar esse passo, ainda mais do que já fizemos. A comunidade científica do Estado do Ceará não fez pouco, mas precisa acelerar ainda mais, e considero essa a nossa principal prioridade”, afirmou.
A abertura do Workshop também contou com as presenças da vice-reitora da UVA, Palmira Soares de Mesquita, que representou o reitor Antonio Colaço Martins, impossibilitado de estar presente ao evento, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Israel Brandão, com a participação de pesquisadores da UVA e de convidados.
Seminário
Ainda como parte da programação do Workshop, foi realizado na quarta-feira, 27, o I Seminário de Planejamento em Pós-graduação e Pesquisa da UVA. O Seminário teve a participação de professores e pesquisadores da Universidade, que discutiram a trajetória, situação atual e as perspectivas para a pós-graduação e pesquisa na UVA.
“O Workshop tem como objetivo principal congregar os pesquisadores, de modo que eles possam conhecer os trabalhos uns dos outros, construir trabalhos juntos, em parceria e, com isso, fortalecer a qualidade da pesquisa na UVA”, disse o Pró-reitor Israel Brandão, informando, ainda, que será desenvolvido um plano de ações, a partir do Workshop, que estabelecerá metas relativas à pesquisa e à pós-graduação na Universidade, até 2014. “O plano contemplará as necessidades educacionais, as necessidades de pesquisa, pós-graduação e de equipamentos”, explica Israel.
Edições anteriores
Em 2009, o Workshop do Programa Institucional de Desenvolvimento Científico da UVA discutiu o “Projeto BIOFAR-CE – Projeto Estruturante FINEP 2008”, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de biofármacos, a partir da biodiversidade do semiárido. Em sua segunda edição, em 2010, o evento teve como tema “Ampliando as discussões sobre o Mestrado em Zootecnia” e discutiu os meios para a criação de um Curso de Doutorado em Zootecnia e a ampliação das linhas de pesquisa do Mestrado.
O evento foi criado para, a cada ano, abordar temas diferentes, a fim de promover o desenvolvimento profissional e a valorização dos pesquisadores da UVA, além da institucionalização das atividades de pesquisa na Universidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA