Curso aborda cultura do cajueiro e processamento da castanha e pedúnculo
15 de abril de 2011 - 11:48
O treinamento integra as atividades da Secitece no projeto Intercaju, que apoia a implantação de tecnologias e o desenvolvimento da cajucultura no Estado
De 04 a 08 de abril, foi realizado no município de Barreira-CE, o curso “Cultura do Cajueiro e Processamento da Castanha e do Pedúnculo”. Participaram do treinamento bolsistas do Projeto Intercaju e produtores das regiões atendidas pelo projeto. Realizado pela Secitece, o Intercaju estimula a inclusão social e produtiva na cadeia do caju dos territórios dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité.
No conteúdo programático, foram abordadas noções de agroecologia, manejo e práticas de cobertura do solo, prevenção de pragas e doenças, certificação orgânica e legislação, além de orientações para comercialização em mercados diferenciados. As aulas foram ministradas por técnicos da Fundação Konrad Adenauer e pelo secretário de Meio-Ambiente do município de Barreira, Iram Pereira. A ideia é a formação de multiplicadores.
O curso foi precedido de dois módulos ministrados em fevereiro de 2011, sobre sistema de produção do caju e processamento industrial, ocorridos no município de Pacajus. Todos os treinamentos integram as atividades promovidas pela Secitece no projeto Intercaju, que vem apoiando à implantação de ferramentas tecnológicas na produção e comercialização do caju e o estímulo ao desenvolvimento da cajucultura no Estado.
O projeto Intercaju foi concebido pelo governo estadual, através da Secitece, e já teve recursos aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da ordem de R$ 1 milhão. Em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e Sebrae, a iniciativa quer injetar R$ 2 milhões para o desenvolvimento da cajucultura no Ceará. O projeto tem ainda a parceria da Embrapa e do Instituto Centec.