Jovens divulgam palma forrageira no México

8 de dezembro de 2010 - 11:54

Alunos de Jaguaribe mostram no México experiência premiada: a palma forrageira na alimentação humana

Jaguaribe. Vegetal em abundância no sertão, usada basicamente para ração de boi, a palma forrageira é, agora, “comida de gente”. Já premiados nacionalmente, estudantes deste Município participam esta semana de Feira Internacional de Ciências no México expondo a inserção da palma forrageira na culinária sertaneja. O vegetal é mais nutritivo que outros já comuns à mesa e representa alternativa de convivência com o semiárido.

A população de Jaguaribe já está orgulhosa. Se forem premiados, será o segundo prêmio internacional de estudantes de escolas públicas de Jaguaribe, que em 2008 apresentaram no Peru tortas, pizzas, bolos e doces à base de feijão. A ideia foi colocada no cardápio infantil e ajudou no combate à desnutrição infantil.

Até amanhã acontece na cidade de Tlaxcala, no México, a ExpoCiências Nacional. Os estudantes José Glauber, de 18 anos, e Ana Tatiele Meireles, 16, representam o Brasil com “O uso culinário da palma forrageira”. Eles estudam na Escola Estadual de Educação Profissional Poeta Sinó Pinheiro, em Jaguaribe. A professora Herika Gomes, que orientou o projeto, está ansiosa. “Estou orgulhosa e feliz. Acredito muito no potencial desses e de outros meninos que fazem as coisas acontecerem. Dentro de cada pequeno cientista mora uma vontade de mudar o mundo, e isso é muito lindo”.

O uso da palma forrageira na alimentação humana não é bem uma novidade. Mas só recentemente essa planta tem vencido o preconceito do próprio sertanejo, que a admite para ração de boi e só. No México, onde estão os estudantes José Glauber e Ana Tatiele, a palma é a terceira hortaliça mais consumida. Também nos Estados Unidos e no Japão é considerado prato nobre nos restaurantes.

Premiação
No Ceará, a palma como alternativa alimentar é difundida por engenheiros agrônomos como Jorge Prado e Paulo Suassuna, este último que, na Exposição Agropecuária de Jaguaribe (Expojaguar), em 2008, foi a inspiração de Glauber e Tatiele. Eles resolveram colocar a ideia na Expoeta, feira de ciências da escola, e desde então foram acumulando premiações pelo Estado e pelo País, incluindo cinco medalhas na Feira de Ciência e Tecnologia no Maranhão, e 1º lugar na categoria “Medicina, Segurança e Saúde” na Mostra de Tecnologia de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Esse prêmio os credenciou para o evento do México.

Múltiplos usos

A palma forrageira (Opuntia fícus-indica) é rica em vitaminas e minerais. Seu uso na culinária regional só precisa vencer o preconceito. Além da alimentação, os frutos e raquetes (ou brotos) da palma forrageira são empregados em múltiplos usos. Como medicamento popular, considerado antidiarreico, antidisentérico, peirotal, antiasmático, anti-inflamatório e até no tratamento de diabetes. Pode também ser usado como corantes, cosméticos (xampus, loções e sabonetes). A Embrapa Tropical realiza estudos sobre as suas propriedades.

MAIS INFORMAÇÕES
Escola Estadual de Educação Profissional Poeta Sinó Pinheiro