Secretário René Barreira reúne-se com administração superior da Urca

1 de dezembro de 2010 - 10:09

Na pauta, um balanço dos investimentos, reivindicações e a reafirmação do comprometimento do Governo com a Universidade

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), René Barreira, esteve reunido com a administração superior da Universidade Regional do Cariri (Urca), no último dia 18/11. O encontro aconteceu no gabinete do reitor Plácido Cidade Nuvens, que também esteve presente, no Campus do Pimenta – Crato.

A reunião foi aberta pelo secretário, que falou do seu contentamento em visitar a Urca mais uma vez para colher ideias e fazer uma avaliação dos últimos quatro anos. Sobre investimentos, René anunciou o resultado do edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinou R$ 60 milhões para a infraestrutura de pesquisa nas universidades estaduais e municipais brasileiras, no qual a Urca receberá R$ 1 milhão. Os 50% de contrapartida destes investimentos virão do Governo do Estado.

Este recurso soma-se aos R$ 2 milhões para infra-estrutura de pesquisa e compra de equipamentos que a Urca receberá, oriundos do Tesouro do Estado. Na reunião, o secretário anunciou também a liberação, ainda este ano, da suplementação de R$ 399 mil para custeio finalístico da instituição, e a renovação por tempo indeterminado do Fecop, para capacitação de recursos humanos por meio das universidades estaduais.

Concurso
Perguntado sobre a realização de concurso público para preenchimento de cargos técnico-administrativos, o secretário reconheceu a importância do pedido e disse que o assunto deve ser discutido já no início do próximo governo, para as três universidades estaduais. Ele lembra que este ano foi feito Concurso para Professor Efetivo na Urca, destinado ao preenchimento de 60 vagas, visando repor as vagas ociosas por conta de falecimento e exoneração.

A diretora do Centro de Educação, Clara de Paula Oliveira, pediu a regulamentação do regime de Dedicação Exclusiva (DE) para professores da instituição. “É importante trabalhar com vários regimes, mas também é válido colocar dentro da universidade pessoas com experiência de mercado”, frisou René, que pediu o encaminhamento, pela Urca, de um projeto sobre o assunto.

Modernização das Universidades

A autoavaliação é um fator essencial para as universidades. Para tanto, está sendo construído um sistema próprio que permitirá a cada instituição de ensino superior estadual gerenciar seus processos: o Sistema Integrado de Informações das Universidades Públicas Estaduais (S2IUPE), desenvolvido pelo Centro de Gestão e Desenvolvimento Tecnológico (CGDT), através de um contrato de gestão firmado com a Secitece. O projeto, que contempla as especificidades de cada instituição, é uma iniciativa do Programa de Modernização das Universidades, que incluiu compra de equipamentos e capacitação, somando R$ 6 milhões em investimentos.

Geopark
A reunião na Urca aconteceu paralela à realização da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, no Cariri. O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secitece, em parceria com a Urca e o Geopark Araripe. Sobre o repasse de recursos para o Geopark Araripe, o secretário assegurou que não vão se esgotar, e que o projeto  engloba os esforços de várias instituições. “Existe transversalidade do assunto, portanto o Geopark envolve diversas secretarias do Estado”.

René reafirmou o compromisso com as universidades. Ao todo, foram gastos nos quatro anos R$ 300 milhões – entre investimentos e despesas com gestão, manutenção e custeio finalístico – nas três universidades estaduais, fator fundamental para a interiorização do ensino superior. “Percebe-se que houve um avanço nas instituições. Temos importantes desafios pela frente, mas também devemos reconhecer o comprometimento do Governo do Estado com a Urca”.