CT&I: o Brasil tem pressa

29 de novembro de 2010 - 12:43

O Fórum Nacional dos gestores de Ciência, Tecnologia e Inovação, agendado para os dias 2 e 3 de dezembro, em Fortaleza, acontece em ocasião muito especial. Ele vai permitir uma visão retrospectiva das ações do Governo Lula voltadas para a CT&I, assim como uma apreciação das propostas da Presidente eleita, Dilma Roussef, para a mesma área. Por sua temática, pelas presenças confirmadas e pela circunstância de se posicionar nessa quadra histórica, o evento deve gerar contribuições importantes e duradouras.

O Presidente Lula será sempre lembrado, na comunidade acadêmica, pelo extraordinário discernimento que revelou, ao tratar com a Universidade pública brasileira. No que toca às Instituições Federais de Ensino Superior, ele representou um marco – doravante, vai-se falar das Ifes na perspectiva de “antes” e “depois” de Lula. Oxigenadas pela contratação de professores e servidores técnico-administrativos, fortalecidas pelo afluxo de recursos financeiros, reequipadas e com novas instalações, as universidades federais deram resposta imediata e expandiram-se como jamais acontecera no Brasil, criando novos campi, multiplicando os cursos oferecidos, democratizando, enfim, o acesso ao Ensino Superior de qualidade.

Dilma Roussef, por sua vez, entende que a educação exige urgência, posto que o País tem pressa em preparar milhares de novos cientistas e milhões de técnicos para responder aos desafios dos novos tempos e imprimir o ritmo de desenvolvimento necessário. Ela reconhece que esta é uma sociedade do conhecimento e que, para alcançá-lo, é fundamental garantir condições de competitividade global.

É nesse contexto, nessa harmoniosa transição, que se realiza o Fórum de Fortaleza. Aqui se examinará, em detalhes, o Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Em dois painéis, vai-se perquirir sobre as perspectivas da CT&I e Educação Superior para os próximos quatro anos, bem assim sobre como o Governo, empresas e universidades poderão contribuir para a inovação tecnológica.

Durante o evento, serão anunciadas as universidades estaduais e municipais contempladas com os recursos do edital da Abruem/Finep, que destina R$ 60 milhões para infra-estrutura de pesquisa. Pela primeira vez, o Ministério da Ciência e Tecnologia libera recursos para essas instituições, numa iniciativa que coroa esforços dos governos Federal e estaduais, bem assim de todas as associadas à Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). No Ceará, as três universidades estaduais – Uece, Uva e Urca – foram contempladas. Os recursos que irão receber devem provocar impacto extremamente positivo, alentando a pesquisa e, em especial, fomentando essa atividade em cursos superiores oferecidos no Interior do Estado.

Ainda na agenda do Fórum, prevê-se a assinatura de acordo entre a Rede Nacional de Pesquisa, as secretarias estaduais de CT&I e as fundações de amparo a pesquisa, que, em boa hora, irão integrar-se por videoconferência e internet de alta velocidade. É uma sinalização de que, no Brasil, Ciência, Tecnologia e Inovação realmente têm pressa.

René Teixeira Barreira
renebarreira@sct.ce.gov.br
Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, presidente do Conselho Nacional de CT&I – Consecti

Fonte:

Jornal O POVO