Solenidade marca início da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques

23 de novembro de 2010 - 15:15

O evento, que vai até o dia 19, recebe 200 estudiosos nacionais e internacionais da área

Uma solenidade envolvendo autoridades internacionais e do cenário nacional e estadual, além de representantes da região do Cariri, marcou o início da I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, nesta quarta-feira (17/11), no Espaço Boulevard, em Barbalha.

A mesa foi composta pelo vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, pelo secretário da Secitece, René Barreira, pelo secretário da Cultura, Auto Filho, pelo reitor da Urca, Plácido Nuvens, e pelo coordenador executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo. O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa, representou no ato os órgãos federais parceiros. 

Em sua fala, o secretário René Barreira disse considerar o evento um marco histórico e de grande valor para a área. “Aqui estão especialistas de vários países, que vieram partilhar conosco suas experiências e conhecimentos, e isto há de gerar um painel extremamente rico, revelador do trabalho desenvolvido pelos geoparques em todo o planeta”.

“A Conferência vem difundir a ideia de criação e consolidação de geoparques em nosso continente. No século XXI, temos um Mundo Novo a ser redescoberto, temos uma nova América a ser desbravada. Só que desta vez não utilizaremos a moto-serra e a dinamite, mas o geoturismo, a educação ambiental e a conservação do patrimônio”, afirmou René Barreira.

Compuseram a mesa ainda a secretária da Iniciativa de Geoparques da Unesco, Margarete Patzak, e o coordenador e vice da Rede Europeia de Geoparques, Nickolaos Zouros e Patrick Mckeever. A vice-prefeita de Barbalha, Maria Betilde Sampaio Correia, representou a cidade que está sediando o evento.

Francisco Pinheiro frisou sobre a responsabilidade de transformar o Geopark Araripe em uma referência mundial. O vice-governador falou ainda da necessidade da criação de uma Rede dessas áreas na América Latina e Caribe e da disseminação do conceito de Geoparques. “O termo é novo e as pessoas precisam ter compreensão do real significado, que envolve respeito ao meio ambiente, turismo e desenvolvimento sustentável”.

A I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques acontece até o dia 19 de novembro. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secitece, e do projeto Geopark Araripe, da Urca, com apoio da Unesco. Cerca de 200 estudiosos nacionais e internacionais da área estão reunidos em torno do tema principal “Como criar e gerir geoparques”.