Comunidade passa a conhecer projeto

22 de novembro de 2010 - 12:23

Juazeiro do Norte. A comunidade tem a oportunidade de conhecer de perto o processo de desenvolvimento regional adotado pelo Geopark Araripe. Pelo menos essa é a constatação da professora do curso de Geografia da Urca, Lireida Maria Albuquerque. Ela afirma que, em quatro anos, durante a conferência entendeu o que é o geopark e a ampla proposta de desenvolvimento regional que o projeto incorpora.

Para a docente, nesse momento ficam as ressalvas para serem debatidas dentro do ambiente acadêmico. Ela afirma que uma de suas preocupações está no processo de continuidade do projeto, com as novas administrações que se sucedem dentro da instituição. “Para mim, ainda não ficou clara a importância da Urca no processo de gestão e isso é fundamental ocorrer”, diz. A professora destaca o desenvolvimento e a riqueza do Cariri e diz que há ainda uma grande carência de infraestrutura e organização.

“Quero ver o futuro do Geopark de maneira otimista para que a gente possa construir na consolidação dos processos, a exemplo do turismo regional”, acrescenta. Para o subsecretário de Meio Ambiente do Município de Barbalha, Marcos Torres, a expansão do conhecimento do que vem a ser geopark se amplia para ele nesse momento, com a participação na conferência.

Há uma necessidade de divulgação maior desse projeto junto às comunidades, segundo ele, para que as pessoas possam entender e incorporar o real sentido do que significa esse projeto e os retornos para a população. O que realmente, diz ele, pode acontecer no futuro.

Fonte:
Diário do Nordeste