Carta do Araripe encerra conferência

22 de novembro de 2010 - 11:56

Discutir e aprovar a Carta do Araripe, um documento que destaca os principais pontos de discussões durante três dias e que determina as diretrizes a serem aplicadas no Geopark Araripe e nos futuros geoparques que receberem o aval da Unesco, foi o último compromisso dos participantes da 1ª Conferência latino-Americana e Caribenha de Geoparques. O evento reuniu cerca de 200 pessoas do Brasil e de países estrangeiros no Centro de Eventos Boulevard, em Barbalha, na Região do Cariri.

“Foi muito importante discutir os rumos do Geopark Araripe e também ver que essa área do Cariri, única no Hemisfério Sul reconhecida pela Unesco, já tenha coisa para mostrar. Foi uma troca de experiência fantástica”. A opinião é do diretor de Programas para o Norte e Nordeste do Ministério da Integração Nacional, Fábio Cunha. Ontem, ele visitou o novo escritório regional do Geopark Araripe, um prédio que está sendo construído com recursos dos governos federal e estadual, ao lado da Universidade Regional do Cariri (Urca), gestora do Geopark Araripe.

Fábio Cunha aprovou o andamento da obra e disse que o prédio será inaugurado no dia 10 de dezembro, quando o presidente Luis Inácio Lula da Silva, estará no Cariri, cumprindo uma agenda de inaugurações e visitando pela última vez a região como Presidente da República.

SAIBA MAIS
A Região do Cariri é um dos destinos turísticos mais procurados no nordeste brasileiro. É cada vez mais visitado por pessoas do mundo inteiro e um de seus atrativos é o Geopark Araripe. O

Geopark Araripe oferece a oportunidade de um contato com elementos que comprovam o afastamento dos continentes que antes formavam a Pangea.

Pode-se observar fósseis dos primeiros seres vivos, vegetais e insetos que surgiram no planeta.

Fonte:
Jornal O POVO