Artesanato realça o turismo

19 de novembro de 2010 - 11:27

Produtos elaborados por artesãos da região do Cariri estão expostos na I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques

Termina hoje em Barbalha, no Cariri, a I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), projeto Geopark Araripe e Universidade Regional do Cariri (Urca), com apoio da Unesco. O evento reúne cerca de 200 estudiosos brasileiros e estrangeiros, que participam de palestras e debates em torno do tema principal: “Como criar e gerir geoparques”.

Lançada oficialmente no dia 26 de outubro, na cidade do Crato, a I Conferência tem como um dos principais objetivos a criação da Rede Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, a exemplo da Rede Global. Durante o evento, o Sebrae Ceará realiza uma feira de geoprodutos criados por artesãos e empreendedores da região a partir de uma vivência realizada, em outubro, no Cariri.

A vivência é uma metodologia inovadora que leva os artesãos a utilizarem elementos como a cultura, a história e a natureza do lugar em que vivem como fonte de inspiração para a criação de seus produtos.

Todo o trabalho é feito a partir da realização de oficinas de design, em que os artesãos são capacitados por designers a elaborarem coleções de produtos com maior valor agregado, atendendo a critérios de sustentabilidade, geoconservação, geoeducação e geoturismo estabelecidos pela Rede Global de Geoparks Nacionais. Em foco está a preservação dos elementos essenciais do artesanato e dos produtos locais de modo a não comprometer a identidade cultural.

A ideia da ação é gerar novas oportunidades de negócios e renda para os artesãos da região e fortalecer o artesanato local enquanto uma produção associada ao turismo.

“A conferência é uma excelente oportunidade para expor e comercializar esses produtos, uma vez que reúne no Cariri pesquisadores e estudiosos do Brasil e do mundo, além dos avaliadores da Unesco que também estão na região. O objetivo da feira é justamente promover esses geoprodutos inspirados na iconografia do Geopark Araripe e possibilitar aos artesãos a prospecção de novos mercados”, explica o gestor dos projetos de turismo do Sebrae no Cariri, Édio Callou. A feira de geoprodutos ocorre no mesmo local do evento em um estande tematizado do Geopark.

Participaram da vivência os seguintes grupos: Associação Campos Sales (fibras), Lira Nordestina (xilogravura), Associação das Mulheres Rurais do Sítio Macaúba (coco babaçu), Associação dos Artesãos do Crato (couro e madeira), Associação Mãe das Dores (fibras), Mocotó (têxtil), Associação Comunitária de Arte-sãos (bordado), Mestre Noza (madeira) e Associação dos Lapidá-rios, Artesãos Minerais e Ourives do Cariri (joias).

De acordo com o Ministério do Turismo, produção associada ao turismo é qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região capaz de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores e os sabores dos brasileiros. É o desenho, o estilismo, a tecnologia, o moderno e o tradicional.

O fortalecimento das produções associadas ao turismo objetiva a melhoria da qualidade e a diversificação da oferta de produtos que reflitam a cultura e as tradições locais, ampliando as experiências do turista com o destino visitado.

Geopark
O Cariri, através do município de Nova Olinda, é um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil e é cada vez mais visitado por turistas do mundo inteiro. Um de seus principais atrativos é o Geopark Araripe, o primeiro criado no Hemisfério Sul, considerado um dos maiores berços mundiais de fósseis do período cretáceo. Buscam o lugar principalmente turistas estrangeiros que se interessam por destinos ecológicos, de natureza e exóticos.

Geopark é um território protegido, importante pelos valores geológicos, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e culturais. O objetivo da denominação é dar visibilidade a essa riqueza e estimular o desenvolvimento da pesquisa, do turismo e da cultura regionais.

O Geopark Araripe permite ao visitante a oportunidade de ter contato com elementos que comprovam o afastamentos dos continentes que antes formavam a Pangea e hoje são denominados de América do Sul e África. Também se pode observar fósseis dos primeiros seres vivos, vegetais e insetos que surgiram no planeta, bem como fragmentos de seres pré-históricos como Pterossauros.

A missão maior do espaço é preservar esses patrimônios naturais e divulgar a história da Terra por seus registros geopaleontoló-gicos. Compõem, hoje, o Geopark 10 geossítios (Colina do Horto, Cachoeira de Missão Velha, Floresta Petrificada do Cariri, Batateira, Pedra Cariri, Ipubi, Parque dos Pterossauros, Riacho do Meio, Ponte de Pedra e Pontal da Santa Cruz) localizados em municípios do Cariri cearense, como Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Santana do Cariri e Nova Olinda.

Fonte:
Diário do Nordeste