Potencial geológico deve ser prioridade

18 de novembro de 2010 - 11:39

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil estão interessados nos trabalhos feitos no Cariri, únicos no continente

Barbalha. O órgão responsável no Brasil em indicar condições essenciais para a criação de um geopark está em Brasília. O trabalho do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é estudar e propor novas áreas, já que a base de projetos desse porte está focada no potencial geológico. Uma equipe de técnicos veio acompanhar de perto todos os processo de discussão relacionados ao tema. O integrante do CPRM, Carlos Schobbenhaus, coordenador do Programa Geoparks do Brasil, disse que o País tem um grande potencial para a criação de novas áreas desse modelo. A grande dimensão e a biodiversidade são elementos importantes dentro desse processo nacional.

O Geopark Araripe, segundo ele, é o modelo que se tem no Brasil do que se pode fazer em termos de projeto na área, com uma geologia e uma paleontologia muito importantes e toda uma comunidade no entorno que convive com uma cultura muito rica, e que pode ser aproveitada nesse contexto.

“São condições ideais e, sendo o primeiro, das Américas, tem que ser apoiado e sustentado. Não se pode perder a oportunidade de ser o primeiro das Américas”, alerta. O coordenador diz que há novas condições de se ter no Brasil e em outros países da América Latina e Caribe novos projetos do modelo.

Geoturismo
Outro ponto importante para a melhoria da qualidade de vida dessas áreas é o desenvolvimento dos projetos de geoturismo. Para Schobbenhaus, uma comunidade que pode usufruir do geoturismo deve seguir esse processo de forma associada à parcerias que vão desenvolver de forma sustentável nessa área. Ele afirma que as áreas devem ser bem geridas.

A conferência mostra, para Carlos, o peso do Geopark Araripe, fortalecendo a ideia de surgimento de novos projetos na América Latina e outros que estão no processo de criação como a Venezuela, Argentina, Equador e Chile, destacando o adiantamento do Brasil, nesse processo. Ele afirma que dez participantes do CPRM estão presentes e que vão tomar conhecimento do que está sendo feito no Geopark Araripe e em outras localidades do mundo.

Abrangência
6 municípios do Cariri integram os 3.520,52km que formam o Geopark Araripe. São eles: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri

 


Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Regional
Data: 18/11/10