Cariri sedia I Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparques, de 17 a 19 de novembro

17 de novembro de 2010 - 14:44

Na ocasião, o Geopark Araripe passará pela 1ª avaliação da Unesco

O Cariri sediará dos dias 17 a 19 de novembro, a I ConferênciaLatino-Americana e Caribenha de Geoparques. O evento é uma realizaçãodo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia eEducação Superior (Secitece), e o projeto Geopark Araripe, daUniversidade Regional do Cariri (Urca), com apoio da Unesco, e receberácerca de 200 estudiosos nacionais e internacionais da área.  A IConferência, que tem como tema “Como criar e gerir geoparques”,acontece no Espaço Boulevard, situado à Av. Leão Sampaio, 271, nomunicípio de Barbalha.

Lançada oficialmente no dia 26 de outubro, na cidade do Crato, a IConfêrencia tem como um dos principais objetivos a criação da RedeLatino-Americana e Caribenha de Geoparques. Durante o evento, o GeoparkAraripe, situado no Cariri Cearense e que possui quatro anos deexistência, passará pela primeira avaliação da Unesco. “A avaliação émuito aguardada, já que servirá para a renovação da chancelainternacional, cedida pelo próprio órgão internacional”, afirma TeresaMota, secretária-adjunta da Secitece. O Geopark Araripe é o primeirocriado no hemisfério sul.

Fazem parte do processo de avaliação visitas in loco e entrega derelatórios, fornecidos pela equipe do Geopark. Um dos avaliadoresindicados pela Unesco, o francês Guy Martini, da Rede Global deGeoparks, esteve no local em setembro para as primeiras observações.

A I Conferência está sendo divulgada mundialmente. De 1º a 5 deoutubro, uma comissão coordenada por Teresa Mota esteve na Grécia paralevar as experiências do Geopark Araripe e tornar conhecido o evento noEncontro da Rede Européia de Geoparks. Na ocasião estabeleceramcontatos e apresentaram trabalhos científicos na área.

Para conferir a programação e outras informações sobre o evento, basta acessar o link http://geoparkararipe.org.br/geopark-website/workshop.lac2010/.