Workshop debaterá gerenciamento

16 de novembro de 2010 - 12:31

Crato. Com o tema “Como Criar e Gerenciar Geoparques”, o Cariri sediará a partir de hoje o 1º Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparques. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e o projeto Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca), com apoio da Unesco. Receberá cerca de 200 estudiosos nacionais e internacionais da área.

De acordo com os organizadores, o evento vai reunir geógrafos, especialistas em desenvolvimento local, turismo e cultura, educadores e representantes políticos dos países da América Latina interessados na proteção e valorização do patrimônio natural e cultural, com vista à promoção de um desenvolvimento sustentável. O objetivo é melhorar o conhecimento sobre a criação e gestão de geoparques nos países da América Latina e Caribe, especialmente daqueles interessados ou envolvidos no desenvolvimento de projetos de geoparques.

Especialistas
Lançado oficialmente no dia 26 de outubro, na cidade do Crato, o evento tem como um dos principais objetivos a criação da Rede Latino-Americana e Caribenha de Geoparques. Serão ministradas palestras por especialistas convidados de renome mundial sobre assuntos específicos relacionados com o objetivo do workshop.

A meta é promover a discussão entre todos os participantes. O programa inclui um espaço para apresentação de painéis e esclarecimento de dúvidas. Haverá, também, um momento para apresentação oral apenas dos projetos de geoparques cujas candidaturas já foram encaminhadas à Unesco. Entre os convidados estão Artur Sá (Geopark Arouca, Portugal), Claudia Eckhardt (Geopark Bergstrasse-Odenwald, Alemanha), Denise Gorfinkiel (Unesco, Uruguai), Guy Martini (Rede Européia de Geoparques & Geopark Réserve Géologique de Haute Provence, França), Margaret Patzak (Unesco e Rede Global de Geoparques, França),Milagros Perez Villalba (Junta de Andalucía, Espanha), Nickolaos Zouros (Rede Européia de Geoparques e Geopark de Lesvos Petrified Forest, Grécia), Patrick McKeever (Rede Européia de Geoparques e Geopark Marble Arch Caves, Irlanda).

Fazem parte do processo, visitas “in loco” e entrega de relatórios, fornecidos pela equipe do Geopark. Durante o evento, o Geopark Araripe, que possui quatro anos de existência e é o primeiro criado no Hemisfério Sul, passa pela primeira avaliação da Unesco. A avaliação tem grande relevância, já que servirá para a renovação da chancela internacional, cedida pelo próprio órgão internacional.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Regional
Data: 16/11/10