Na pauta mundial

16 de novembro de 2010 - 12:05

A realização da 1ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, de 17 a 19 de novembro, no município de Juazeiro do Norte, há de ser um momento excepcional para se difundir a ideia de criação e consolidação dessas áreas nas Américas do Sul e Central, bem como no Caribe. É o que esperam o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (URCA), que se associaram à Unesco na promoção desse evento.

A Conferência acontece no Cariri, berço do Geopark Araripe. O objetivo primordial do evento é discutir “como criar e gerir geoparques”. Para tanto, convidaram-se especialistas de vários países, que discorrerão sobre questões diversas ligadas à proposta dos geoparques, enfocando o trabalho desenvolvido em todo o planeta.

Programa estabelecido pela Unesco em 1998, a Rede Internacional de Geoparques se destina a promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, além de demonstrar métodos de conservação e valorização do patrimônio geológico e fornecer subsídios para o ensino de disciplinas geocientíficas.

Espera-se, igualmente, dos geoparques, que se tornem uma alternativa para o reconhecimento de áreas de valor geológico, ecológico ou hidrogeológico, enquanto promovem a educação ambiental, a conservação e interação com os recursos naturais.

Torna-se evidente a importância dessa pauta para a América Latina, uma região onde

ricos ambientes naturais correm sérias ameaças, diante da expansão da ocupação humana e da exploração desordenada de seus recursos.

Durante o evento, o Geopark Araripe passará pela primeira avaliação da Unesco, que servirá para a renovação da chancela internacional, cedida pelo próprio órgão internacional. O Geopark Araripe possui quatro anos de existência e é o primeiro criado no hemisfério sul.

A 1ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques vem, com certeza, gerar um impacto positivo no continente, esperando-se que seus desdobramentos aconteçam em futuro próximo. Em pleno Século XXI, há todo um Mundo Novo a ser redescoberto e preservado para as gerações futuras. Com este evento, estamos dando os passos necessários no caminho certo.

Torna-se evidente a importância dessa pauta para a América Latina

 
René Teixeira Barreira – Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação
Superior do Estado do Ceará

 

 

Fonte:
Jornal O POVO
Editoria: Opinião
Data: 16/11/10