Reciclagem – Emprego e sustentabilidade

11 de novembro de 2010 - 12:29

Roupas feitas com garrafa pet, jóias produzidas a partir de radiografias, caixas de presentes feitas com papel reciclado e adubo desenvolvido com restos de comida. Essas são apenas algumas das possibilidades de transformação do lixo em objetos e produtos úteis, gerando emprego e renda para milhares de pessoas e contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Apesar dos exemplos claros e eficientes, a necessidade e os benefícios da reciclagem do lixo ainda não foram totalmente compreendidos pelos governantes e pela população. De acordo com a Associação Empresarial para Reciclagem (Cempre), o Brasil produz diariamente cerca de 240 mil, mas, apesar de 45% desse lixo ser reciclável, o País recicla apena 2%.

No Ceará, o setor de reciclagem está crescendo, mas ainda precisa vencer muitos desafios. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Marcos Augusto Albuquerque, o Estado recicla hoje, mensalmente, 14 mil toneladas de resíduos sólidos (papel, papelão, plástico e metais, dentre outros), o que movimenta aproximadamente R$ 5.600.000,00, uma vez que cada quilo de lixo reciclado é comercializado, em média, por R$ 0,40. “Se reciclássemos 100% de toda a quantidade de resíduos sólidos, esse número poderia até triplicar”, destaca.

EMPREGO E RENDA
O que para muitos é apenas lixo, para outros representa trabalho, renda e a garantia do sustento familiar. Atualmente, o Sindiverde registra cerca de 200 empresas recicladoras em atuação, com aproximadamente 3.200 trabalhadores diretos. “Calculamos que a cadeia produtiva da reciclagem gere ainda cerca de 12.800 empregos indiretos. O potencial de evolução é grande, mas, para isso, o setor precisa ser trabalhado e estimulado constantemente a crescer e a receber novos investimentos para seu incremento e desenvolvimento”, diz Marcos Albuquerque.
Entre as dificuldades enfrentadas pelo setor, o presidente do Sindiverde cita a carência de qualificação profissional dos recicladores, a defasagem tecnológica das máquinas utilizadas no processo de reciclagem, a necessidade de melhorar o processo de trabalho e, principalmente, a necessidade da criação de uma linha de crédito específica para os recicladores, com taxas de juros mais baixas e prazos mais elásticos.
“Queremos transformar Fortaleza e o Ceará em referências na reciclagem. Onde as pessoas possam trabalhar e ganhar dinheiro, mas sem poluir o meio ambiente. Para isso, o governo precisa dar um apoio maior ao setor, incentivando os recicladores a investirem em novas tecnologias e processos”, afirma, acrescentando que o sindicato está trabalhando parcerias com universidades e instituições como o Sebrae a fim de trazer para o processo de reciclagem os conhecimentos científicos.

REDUÇÃO DE IMPOSTOS
Outro entrave do setor, mas que deverá ser solucionado em breve é a alta carga tributária cobrada das empresas recicladoras. Conforme Marcos Albuquerque, o governador Cid Gomes já assinou o projeto para a redução do ICMS das empresas recicladoras de 17% para 7%, mas a lei ainda não foi sancionada. “Hoje, as empresas recicladoras pagam todos os impostos que as empresas poluidoras pagam. Essa carga tributária é muito alta e prejudica as empresas de reciclagem, que sobrevivem de teimosas, pois praticamente não existe lucro”, explica.

EVENTO DISCUTE RECICLAGEM
Para discutir todas essas questões e mostrar para a sociedade como funciona a cadeia produtiva de reciclagem, começou ontem em Fortaleza e prossegue até a próxima sexta-feira (12), a Recicla Nordeste 2010, primeira feira do gênero na região. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções do Ceará, e inclui em sua programação exposições de equipamentos e produtos e a realização de seminários, curso e workshop.

A expectativa é que a Recicla Nordeste 2010 receba cerca de quatro mil pessoas, entre empresários e profissionais da cadeia de reciclagem, transformadores, cooperativas, agentes ecológicos, professores, pesquisadores, estudantes e representantes de ONG’s. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem, mostrando ao governo que ela é essencial para a sustentabilidade do planeta, bem como para a geração de emprego e renda”, afirma Albuquerque.
A Recicla Nordeste 2010 é uma realização do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), vinculado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com promoção da Ikone Eventos.

SEMINÁRIO DE RECICLAGEM
E MEIO AMBIENTE

Em paralelo à feira, será realizado o Seminário de Reciclagem e Meio Ambiente, que receberá empresários e executivos de empresas consolidadas no mercado para abordar temas como a integração setorial e estímulo para o setor de reciclagem, a política nacional de resíduos sólidos, o tratamento de resíduo sólido e a alternativa da reciclagem energética, o panorama da gestão de resíduos no Brasil e no mundo, a solução para o lixo urbano, a conscientização dos jovens para a prática de reciclar o lixo, dentre outros.

 

 

Fonte:
Jornal O estado-CE
Editoria: Economia
Data: 11/11/10