Lançada Conferência de Geoparques

11 de novembro de 2010 - 10:22

I Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparques será realizada a partir do dia 17 de novembro

Crato. A I Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparques teve o seu lançamento na manhã de ontem, no Cariri. O evento esteve voltado para a imprensa e sociedade caririense. A conferência reunirá cerca de 20 países na região, sete deles da América Latina e Caribe, e 10 europeus, no evento da Rede Global de Geoparks.

A previsão é de 200 participantes, que dividirão espaço com os maiores estudiosos de geoparques no planeta. Esta é a primeira vez que um evento deste porte é realizado fora de grandes cidades. O Geopark Araripe estará mais evidenciado. Os organizadores destacam o momento de fortalecimento do projeto. A Conferência será realizada de 17 a 19 de novembro. Um dos objetivos do evento é poder criar a Rede Latino-americana e Caribenha de Geoparques, que terá como tema “Como criar e gerir geoparques”.

A secretária-adjunta de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, professora Teresa Mota, destacou a importância da conferência no Cariri. Para ela, a parte fundamental de todo esse trabalho é levar ao conhecimento da região e do Estado as experiências de geoparques da Europa. Para isso, estarão presentes conferencistas da Alemanha, Portugal e Grécia. São os países que, conforme a secretária, reúnem uma maior bagagem de conhecimento e podem mostrar o que está sendo desenvolvido nos locais.

Para a secretária, a realidade dos países da América Latina e do Caribe são muito próprias e o Geopark Araripe tem uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável e, a partir desse modelo, montar um específico dentro da realidade local.

O evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e o projeto Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca), com apoio da Unesco, que faz todo o trabalho de organização da rede global.

Durante o mês de novembro, técnicos do órgão internacional estarão presentes na região. Desta vez, virão para avaliar o trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos, dentro de critérios estabelecidos previamente.

A secretária ressalta que um dos critérios de avaliação é a visibilidade do Geopark, e, principalmente, junto à comunidade local. São seis municípios envolvidos, com dez geossítios nessas áreas. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Santana do Cariri e Nova Olinda são a cidades inseridas na área. “O que vem sendo feito e como o projeto vem contribuindo, sobretudo para a criação de renda, empregos para a comunidade local, preservando todo o patrimônio paleontológico dessa região estarão sendo vistos”, diz.

Diante das experiências que vem conhecendo de países da Europa, a professora afirma que hoje o Geopark Araripe está numa posição privilegiada com um envolvimento gradativo da comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Avaliação

O Projeto Geopark Araripe recebeu o selo da Rede Global de Geoparks, em 2006. Depois de quatro anos, será reavaliado no mês de novembro, para poder permanecer com a chancela internacional. O projeto é o único concebido no Hemisfério Sul e nas Américas e tem projetado a região do Cariri com suas riquezas naturais e paleontológicas, tendo como tripé de desenvolvimento o geoturismo, a educação ambiental e a conservação do patrimônio. Os dez geossítios estão distribuídos em seis cidades da região do Cariri: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

MAIS INFORMAÇÕES

Escritório Geopark Araripe