Polo deve começar a funcionar em 2012

8 de novembro de 2010 - 12:19

De acordo com o presidente do Instituto Centec, desapropriações do empreendimento já foram realizadas

Em um prazo de um ano e meio, o Ceará poderá ter em funcionamento as primeiras unidades produtivas do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio. A previsão é do presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro. Segundo o presidente, as desapropriações do terreno onde funcionará o conglomerado de empresas da área de saúde já foram realizadas.

“A novidade é que o processo de criação desse polo tecnológico está caminhando de forma satisfatória. A procura das empresas tem sido bem razoável”, afirma Monteiro. O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde deve ocupar uma área de 50 hectares e é um capitaneado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia ( MCT).

O caráter inovador do polo é a possibilidade de agregar instituições de ciência e tecnologia com empresas com foco em pesquisa e desenvolvimento em base tecnológica. “O polo terá três áreas. Uma delas fortalecerá o Ceará no incentivo da saúde da família. O centro da Fiocruz deverá ser o centro da saúde da família no Brasil. Outra vertente é a área de medicamentos, aproveitando e apoiando a produção de genéricos. A outra é indústria de equipamentos”, explica Monteiro.

Melhoria
Monteiro ressalta que o Polo deve funcionar de forma a aumentar a eficiência com inovações tecnológicas e potencializar os gastos na área de saúde, que não são poucos, tendo em vista o que se gasta em países desenvolvidos. “Em países como o Canadá, o Estado consome 100% da tecnologia desenvolvida na área de saúde. No setor brasileiro, existe o Sistema Único de Saúde (SUS) e o sistema complementar privado. O gasto disso representa 8% do PIB em saúde, e isso não é pouco”, diz.

Do montante investido para a saúde no Brasil, Monteiro alerta que o setor complementar de saúde tem maior porcentagem investido do que o Governo. “Desses gastos, 4,2% é no setor privado e 3,8% é no setor público. Existe subfinanciamento do sistema público da saúde”, alerta o presidente.

Evento
Brasil e Canadá vão dialogar e trocar experiências hoje e amanhã, em Fortaleza, no I Workshop Internacional de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saúde. Um dos objetivos do encontro é construir uma parceria e fortalecer a troca de experiencias entre sistemas de saúde O evento será realizado pela UFC, Fiocruz, Ripass e Abrasco, com apoio do Governo do Estado, Funcap, BNB e Instituto Centec.

Fonte:
Diário do Nordeste