Bienal do Livro acontece na praça central de Iguatu

5 de novembro de 2010 - 12:12

Para conhecer novidades literárias, Iguatu sedia até hoje sua X Bienal do Livro, na Praça da Matriz

Iguatu. Depois de nove edições realizadas anualmente no interior da antiga Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), a Feira de Livros, neste ano, recebe uma nova denominação, Bienal do Livro, e passa a ser promovida na Praça da Matriz. A programação foi aberta oficialmente na quarta-feira e prossegue até hoje no Município.

A X Bienal do Livro foi ampliada a partir da parceria com a Secretaria de Educação de Iguatu. O evento reúne nove editoras, estandes para comercialização de livros e uma programação variada que inclui exposições, contação de histórias infantis, lançamento de publicações, shows literários e musicais, teatro de bonecos e de palco. Como o nome do evento sugere, a programação será de dois em dois anos.

Em um antigo casarão localizado na Praça da Matriz, em frente aos estandes das editoras, foi instalada a Casa Literária. É uma programação paralela à Bienal do Livro, que oferece espaço para contação e leitura de histórias infantis, exposição de painéis, shows artísticos e de esquetes teatrais.

A Casa Literária é promovida pela Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria de Educação. Em um dos espaços está a sala “Nas ondas da leitura”, cujo projeto incentivou a produção do livro “Sou poeta, sim senhor”, que reúne poesias de alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação.

A coordenadora da Bienal, a bibliotecária Rejane Tavares, disse que o evento tem por objetivo fortalecer a leitura no Município. “Neste ano, o evento cresceu, ganhou a praça principal da cidade e, com isso, queremos ampliar o nosso trabalho e incentivar a leitura entre os moradores. O evento agora será realizado de dois em dois anos e foi fortalecido com várias parcerias”, destaca. A técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Rejânia Lima, disse que a expectativa de participação do público é elevada. “Temos uma programação especial para o público infantil”, frisou. “Queremos também atrair os adultos, alunos do ensino médio e de cursos superiores”.

Nove editoras participam da Bienal: Ática, Scipione, FTD, Saraiva, Moderna, Demócrito Rocha, Edições Paulinas, Paulus e Ao Livro Técnico. Estão à venda livros didáticos e paradidáticos. Houve uma prioridade para publicações relacionadas com os cursos de nível superior instalados nesta cidade, pelo IFCE, Urca, UVA e Uece.

No primeiro dia de funcionamento da Bienal, houve visita aos estandes e à Casa Literária, exposição “Clarice Lispector: uma história de tanto amor”, contação de histórias, pinturas faciais, apresentação de banda fanfarra e dança Hip Hop.

A programação para hoje, além do lançamento das obras literárias e técnicas, inclui mais apresentações de danças folclóricas, encenação de peça teatral no Sesc, teatro de bonecos, entrega da premiação do Concurso de Leitura Rachel de Queiroz para os alunos do IFCE, o lançamento do livro dos alunos da rede municipal, “Sou poeta, sim senhor” e show de rock.

O evento tem apoio da Prefeitura de Iguatu, Sindicatos dos Servidores do IFCE, da livraria Sadara Mult e do Sesc, unidade de Iguatu.

Meta
“O nosso objetivo é ganhar a praça, ampliar o evento para fortalecer o hábito da leitura em Iguatu”

Rejane Tavares
Bibliotecária do IFCE