Unilab garante R$ 47 mi no orçamento

4 de novembro de 2010 - 12:31

O Orçamento Geral da União para 2011, via programa Brasil Universitário, destina R$ 47,4 milhões para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O senador Inácio Arruda (PC do B), um dos relatores setoriais do Orçamento, diz que, do total, R$ 32 milhões são para infraestrutura e R$ 15,4 milhões para custeio.

Hoje, a Unilab funciona em um prédio cedido pela Prefeitura de Redenção, onde ficará a sede. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2011. No início, Enfermagem, Agronomia, Administração Pública, Engenharia de Energia e Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Cada curso terá 70 vagas.

São ao todo 350 vagas. Do total, 175 para brasileiros e 175 para alunos dos cinco países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – e dos asiáticos – Timor Leste e Macau. Para os estudantes brasileiros, a seleção será feita a partir das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os estrangeiros serão selecionados em processos diferenciados. A Unilab elaborou uma versão das provas do Enem. Não está descartado adotar o PEC-G (Programa Estudante-Convênio da Graduação), usado pelas universidades federais para selecionar alunos de outros países. Prioridade será dada para alunos de língua portuguesa, mas o plano é expandir para todo o continente africano.

Fonte:
Jornal O POVO