Aluno do Ceará vence Prêmio Jovem Cientista

27 de outubro de 2010 - 12:33

O projeto do estudante é um pequeno conversor de energia eólica apropriado para residências e comércios

Os esforços no sentido de aquecer a pesquisa científica, no Ceará, estão dando resultados. O Estado foi o grande vencedor do XXIV Prêmio Jovem Cientista, que teve como tema “Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro”. Isso porque ficou em primeiro lugar na categoria Estudante de Ensino Superior, e recebeu a premiação por Mérito Institucional, que é concedida às instituições de ensino que inscreveram mais trabalhos com mérito científico.

Ao longo dos 29 anos de existência do prêmio, o Ceará só havia sido premiado quatro vezes. Porém nunca tinha recebido o Mérito Institucional. Os agraciados em edições anteriores eram oriundos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Fundação Bradesco.

O cearense premiado na edição de 2010 foi o estudante de Engenharia Elétrica da UFC, Eduardo Façanha de Oliveira, 24 anos, que esteve presente durante a coletiva, realizada, ontem, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, para divulgação dos nomes do ganhadores. O mérito institucional, na categoria do ensino médio, foi para o Colégio da Polícia Militar do Ceará, que enviou 131 trabalhos. “Isso revela o reconhecimento do trabalho da direção e professores associados às políticas de ciência e tecnologia do Estado e do país”, disse a vice-presidente do CNPq, Wrana Maria Panizzi.

O projeto, que rendeu a Eduardo o primeiro lugar, é um conversor de energia eólica de pequeno porte, apropriado para residências e estabelecimentos comerciais. O estudante apresentou duas versões, o equipamento pode carregar baterias ou ser interligado à rede elétrica. Em ambas as formas, reduz-se o uso de eletricidade, o que possibilita economia na conta de energia elétrica.

Sobre a premiação, Eduardo comemorou. “Fico feliz porque me inscrevi no último dia e já vinha trabalhando há dois meses nesse projeto. Esse prêmio representa o reconhecimento da nossa pesquisa, e a importância de se investir na produção de tecnologia nacional”.

Segundo o estudante, o conversor é destinado a sistemas de pequeno porte. Para carregar baterias, oferece uma potência de 350 watts (W), suficiente para alimentar duas TVs LCD de 42″ ou dois computadores.

O sistema interligado à rede elétrica de 1 kW permite zerar a conta de energia elétrica de uma residência típica de classe média, durante a maior parte do ano, diz o universitário.

 

 

Fonte:
Diário do Nordeste
Editoria: Cidades
Data: 27/10/10